Na tarde de terça-feira, 5 de dezembro, a Prefeitura de Blumenau deu mais um passo significativo rumo à promoção da sustentabilidade ao formalizar sua adesão à rede International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI), por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O ato, protagonizado pelo prefeito Mário Hildebrandt, contou com a presença da representante institucional do ICLEI Brasil na Região Sul e Mato Grosso do Sul, Cibele Carneiro, e do secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, acompanhado pela equipe da pasta.
A iniciativa solidifica o comprometimento de Blumenau em participar ativamente do movimento internacional que visa debater e implementar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável em cidades e regiões ao redor do mundo.
A adesão ao ICLEI reflete o interesse de Blumenau em conduzir seu Inventário de Gases do Efeito Estufa, visando a implementação de ações concretas relacionadas às mudanças climáticas. Este processo de filiação ao ICLEI, a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, representa um passo estratégico na trajetória da cidade em busca da sustentabilidade ambiental.
Sustentabilidade em Foco
Ao integrar a rede ICLEI, Blumenau terá acesso a uma série de atividades direcionadas a causar impacto real no território brasileiro. Isso inclui a capacitação de servidores municipais, o desenvolvimento de atividades conjuntas e a participação no portfólio de ações relacionadas à agenda climática e ao desenvolvimento sustentável.
O ICLEI, uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais em mais de 130 países, desempenha um papel fundamental ao influenciar políticas de sustentabilidade e impulsionar ações locais para o desenvolvimento urbano sustentável. Seus especialistas colaboram com os governos, proporcionando acesso a conhecimentos, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
Jefferson Voigtlaender, secretário do Meio Ambiente de Blumenau, destaca a relevância da adesão ao ICLEI: “O grande legado que a cidade receberá dessa parceria será a qualificação e capacitação dos nossos servidores municipais, que poderão aplicar na prática no dia a dia da cidade.”