No dia 3 de setembro, Porto Alegre apresentou oficialmente o Plano de Contingência de Desastres (PLACON), uma das principais entregas do Plano de Preparação e Mitigação de Desastres (PPMD), desenvolvido em parceria entre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a Prefeitura de Porto Alegre e a Defesa Civil Municipal.
O lançamento contou com a presença de representantes da Prefeitura, Defesa Civil e do ICLEI América do Sul. A programação incluiu:
- Falas institucionais de Germano Bremm (Secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade), Rodrigo Corradi (Secretário-Adjunto do ICLEI América do Sul e Diretor do ICLEI Brasil) e demais autoridades;
- Apresentação do PLACON com detalhamento de sua construção participativa, diretrizes e ações prioritárias;
- Considerações finais e próximos passos com a participação do prefeito Sebastião Melo e do Cel. Evaldo Rodrigues, da Defesa Civil de Porto Alegre.
O PLACON foi elaborado de forma participativa, envolvendo secretarias municipais, órgãos técnicos, instituições parceiras e sociedade civil. O plano orienta a atuação do poder público antes, durante e após eventos climáticos extremos, definindo protocolos de ativação, comunicação e resposta a riscos como inundações, ondas de calor, tempestades e movimentos de massa.
“O plano foi elaborado de forma integrada, envolvendo diferentes áreas do poder público e da sociedade, para garantir uma resposta mais rápida e eficiente diante de emergências. Mais do que um instrumento técnico, o plano é um guia de organização e de cooperação entre instituições. A importância está em preparar a cidade para reduzir danos e salvar vidas, ao mesmo tempo, amplia o engajamento de todo o sistema de proteção e defesa civil, consolidando uma cultura de prevenção e resiliência”, destacou Keila Ferreira, Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil.
Integrado a políticas existentes, como o Plano Local de Ação Climática (PLAC), o PLACON está alinhado ao Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres e ao movimento internacional MCR2030 (Making Cities Resilient). Ele servirá como base para a conclusão do PPMD, que reunirá ações de curto, médio e longo prazo para fortalecer a resiliência urbana de Porto Alegre diante da crise climática.
O ICLEI atuou como parceiro técnico da Prefeitura de Porto Alegre, oferecendo metodologia especializada, articulação intersetorial e suporte técnico para construção participativa do plano. Essa parceria integra a estratégia do ICLEI de apoiar cidades brasileiras na implementação de políticas climáticas robustas, alinhadas a compromissos globais e voltadas para a redução de riscos e fortalecimento da resiliência urbana.