Porto Alegre dá início à construção do Plano de Ação Climática para zerar emissões de GEE

Por meio de um modelo participativo, a Capital gaúcha vai construir conjunto de medidas para enfrentar o aquecimento global com medidas de mitigação e adaptação

17 de maio de 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a orla do Guaíba foi palco de um dos maiores eventos do ecossistema de inovação da América Latina: a South Summit 2023. Investidores prospectando negócios, startups apresentando soluções. Profissionais e estudantes circulando pelo Cais Embarcadero. Setores público e privado, mercado e academia formaram uma audiência de mais de 20 mil pessoas reunidas para falar sobre a Porto Alegre do futuro, o que inclui pensar uma cidade mais sustentável.

 

 

Na ocasião, o Prefeito Sebastião Melo e o Diretor do Banco Mundial no Brasil, Johannes Zutt, anunciaram as empresas contratadas para executar o Plano de Ação Climática de Porto Alegre (PAC POA). Por meio de um consórcio formado por Waycarbon, ICLEI América do Sul, EcoFinance e Ludovino Lopes Advogados, de forma conjunta com a Prefeitura de Porto Alegre sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS), o desafio é construir de forma participativa um conjunto de ações e medidas concretas para mitigação de emissões de gases de efeito estufa e adaptação à crise climática na Capital.

 

 

Cerca de um mês e meio após o anúncio, Porto Alegre realizou nesta terça-feira, 16, o 1º Workshop do Plano de Ação Climática. O evento online contou com a presença de representantes do governo e da sociedade civil (professores e diretores de universidades locais, técnicos de diversas Secretarias do Município, pesquisadores, Organizações Não-Governamentais, líderes comunitários, movimentos sociais e cidadãos). Na ocasião, foram debatidas soluções e apresentadas contribuições para a elaboração do Plano.

 

 

O objetivo do encontro foi apresentar as etapas propostas para a elaboração do PAC, estimular a contribuição dos atores-chave sobre temas como Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas, Cenário de Emissão de Gases de Efeito Estufa e Pegada Hídrica, e iniciar a mobilização da população e de agentes públicos para participarem do desenvolvimento do projeto, que tem duração total de 18 meses.

 

 

 

Uma entidade global promovendo o desenvolvimento local

 

O ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade é uma rede global que congrega mais de 2500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, no Brasil são 9 Estados, 23 capitais e 53 cidades representadas.

 

 

Dentro de um projeto efetivo de instrumentalizar cidades rumo à sustentabilidade, o ICLEI promove encontros periódicos, disponibilizando acesso a informações qualificadas e treinamentos, troca de boas práticas, além de participar ativamente da elaboração de Planos de Ação Climática como os já em implementação em capitais brasileiras como Fortaleza, João Pessoa, Recife, Belo Horizonte, Palmas, Salvador, São Paulo, Curitiba e Complexo de Suape (+ 8 cidades do território estratégico do porto).

 

 

O PAC POA está sendo viabilizado através de um consórcio constituído entre WayCarbon, ICLEI América do Sul, Ecofinance Negócios e Ludovino Lopes Advogados, contratado pela Prefeitura de Porto Alegre para prestação de serviços técnicos especializados, coordenação e execução das atividades. A iniciativa é financiada pelo Banco Mundial, com recursos do City Climate Finance Gap Fund, um fundo de múltiplos doadores, que conta com o apoio dos governos da Alemanha e de Luxemburgo.

 

 

Texto: Raquel Gonçalves

 

 

Tags:


Voltar
Compartilhe