Peru avança nas estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Associado ao ICLEI América do Sul, país irá oferecer capacitações com representantes dos governos regionais para apresentar conceitos e diretrizes fundamentais na preparação e gestão de inventários de GEE

05 de fev de 2021

Crédito: Tom Cleary

Em 2015, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), foi firmado o Acordo de Paris, um compromisso internacional que objetiva conter o aquecimento global e uma consequente crise climática mundial, limitando as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos países envolvidos. 

 

As nações firmaram seus compromissos com o acordo por meio de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs – Nationally Determined Contributions) – a estratégia de cada país para reduzir suas próprias emissões de GEE e construir um futuro resiliente e de baixo carbono. 

 

Para que o acordo seja cumprido, a cada cinco anos os países revisam suas NDCs, com o objetivo de aumentar a ambição de suas metas para limitar o aumento da temperatura da Terra. Embora a revisão das NDCs crie oportunidades para que os países alinhem suas agendas de clima e desenvolvimento sustentável, essa atualização também apresenta desafios, como revisar ou implementar políticas públicas, além de mobilizar investimentos financeiros.

 

Por meio do Pacote de Aprimoramento da Ação Climática (CAEP – Climate Action Enhancement Package), a NDC Partnership fornece apoio mais direcionado para que os países apresentem metas mais ambiciosas e acelerem o processo de implementação de suas NDCs. 

 

O apoio técnico e financeiro proposto pelo CAEP é fornecido aos países por meio de 46 parceiros estratégicos, incluindo o ICLEI América do Sul. Através de articulação com o Ministério de Meio Ambiente do Peru (MINAM – Ministerio del Ambiente) e apoio do Foro Ciudades para la Vida, o ICLEI atualmente fornece apoio técnico  ao Peru por meio de um ciclo de capacitação, envolvendo seminários e reuniões de trabalho virtuais com representantes dos governos regionais do país, para apresentar conceitos e diretrizes fundamentais na preparação e gestão de inventários de GEE a nível subnacional. As sessões ocorrerão entre fevereiro e março de 2021, com expectativa de participação de 50 profissionais de diferentes governos regionais.

 

O Peru comprometeu-se a reduzir em 30% suas emissões de GEE em 2030, em comparação a 2010. 

 

Para Gabriel Quinjandría, Ministro do Meio Ambiente do Peru, o envolvimento dos governos locais é um dos novos recursos propostos na atualização da NDC e ajudou a melhorar a articulação entre os setores público, privado e com a sociedade civil. “Essa troca gerou um espaço de diálogo e confiança muito maior que no processo anterior”. Assista na íntegra a entrevista. 

 

As NDCs revisadas ajudam a construir com qualidade as estratégias para redução de emissões dos GEE, além de contribuir com o protagonismo dos países em suas jornadas por um desenvolvimento sustentável. 

Tags:


Voltar
Compartilhe