Pernambuco sediou a quarta oficina participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana e destaca liderança do Nordeste na agenda de cidades verdes

Evento realizado em Recife reuniu lideranças, especialistas e a sociedade civil em debates intensos sobre arborização, qualidade de vida e construção coletiva para fortalecer a arborização no Nordeste

05 de jul de 2025

No dia 4 de julho, Pernambuco recebeu a quarta oficina regional do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), um evento de grande importância para o fortalecimento das políticas públicas ambientais na região Nordeste. Organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio técnico do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, e parceria da Prefeitura do Recife e Governo do Estado, a oficina reuniu mais de oito horas de atividades intensas, entre rodas de conversa, plenárias, dinâmicas participativas e debates em subgrupos.

 

O encontro teve como objetivo principal promover a construção coletiva das diretrizes do PlaNAU, integrando experiências locais e regionais à estratégia nacional para cidades mais verdes, resilientes e inclusivas. Foram abordadas temáticas que vão desde financiamento e normativas, até biodiversidade, educomunicação e governança urbana, reunindo gestores municipais e estaduais, legisladores, pesquisadores, membros do Ministério Público, organizações da sociedade civil e especialistas de diversas áreas.

 

O Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) será oficialmente lançado durante a COP30, em Belém, e representa um esforço inédito de escuta ativa e formulação colaborativa que visa qualificar as áreas verdes nas cidades brasileiras, tornando-as mais resilientes às mudanças climáticas e melhorando a qualidade de vida da população.

 

Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, ressaltou a transversalidade da arborização urbana e a importância do processo participativo: “Estamos avançando na coleta de contribuições de todo o Nordeste para o Plano, que caminha para a quinta oficina, em Campo Grande. Além de subsidiar o Plano Nacional de Arborização, esse processo apoia a aprovação da Política Nacional de Arborização Urbana no Congresso. É essencial que a arborização dialogue com temas como saúde e desigualdade social, tornando as cidades mais justas e sustentáveis.”

 

A importância da articulação entre instituições também foi destacada por José Aldo, reitor da Universidade Federal de Alagoas, parceira na execução do PlaNAU: “Este é um dia especial para a região Nordeste e para a UFAL. Em um momento em que nossas cidades enfrentam desertificação, o Plano é uma esperança para resgatar qualidade de vida, saúde e bem-estar, valores que perpassam todo o processo de construção do Plano e que serão apresentados na COP30.”

 

Além do olhar técnico, a oficina também teve a participação de especialistas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que destacaram a diversidade das contribuições e o papel do plano no apoio às gestões municipais. “A diversidade dos participantes enriquece o processo e fortalece a perspectiva de uma cidade mais verde e sustentável”, comentou Ana Patriota, Engenheira Florestal e Presidente da SBAU.

 

Os impactos positivos do evento também foram sentidos pelos participantes, como Janine, assistente técnica da Secretaria de Envolvimento do Estado de Pernambuco, que afirmou: “Foi gratificante participar da construção do Plano, especialmente pelo impacto que terá no reflorestamento dos biomas atlânticos. O evento mobilizou diversos setores da sociedade, da academia aos governos locais, fortalecendo a mobilização para um futuro mais sustentável.”

 

Desde 2019, o Governo de Pernambuco é associado ao ICLEI e tem atuado em parceria com a organização na formulação de políticas climáticas, como a plataforma Clima PE. Recife, por sua vez, é associada desde 2015 e tem histórico de liderança climática, como a elaboração do Plano Local de Ação Climática (PLAC) e a criação pioneira de um seguro contra desastres climáticos na América Latina.

 

A realização da oficina reforçou o papel de Pernambuco como referência nacional em sustentabilidade urbana e reafirma seu papel de destaque na promoção da arborização urbana e no avanço da agenda climática e ambiental, fortalecendo políticas que buscam cidades mais verdes, saudáveis e inclusivas.

A participação social continua sendo fundamental para a construção do PlaNAU. O formulário para contribuições on-line segue aberto e pode ser acessado em: redus.org.br/planau.


Voltar
Compartilhe