Entre os dias 19 a 21 de junho de 2024, a cidade de São Paulo (SP) recebe autoridades públicas do mundo inteiro, de todos os níveis de governos, como ministros, governadores, prefeitos, secretários municipais e técnicos; além de representantes dos principais organismos internacionais; pesquisadores e setor acadêmico; terceiros setor; iniciativa privada; bancos de desenvolvimento; juventudes ligadas ao ativismo ambiental e integrantes da sociedade civil, em um esforço integrado para debater alternativas e propor soluções para a implementação dos principais marcos da agenda mundial de meio ambiente e sustentabilidade urbana.
Capitaneado pela maior entidade global em atuação pelo desenvolvimento sustentável do mundo, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, e realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera, o Congresso Mundial do ICLEI. O evento acontece a cada três anos, sendo a última edição em 2022, na cidade de Malmö, Suécia.
Em um movimento que traz para a América do Sul os mais importantes eventos da pauta ambiental – como a COP da Biodiversidade de Cali, Colômbia (COP16), ainda neste ano, e a Conferência das Partes (COP30), em 2025, que acontecerá em território brasileiro – o congresso internacional pretende reunir mais de 1200 representantes de governos do mundo todo para discutir tendências e caminhos para o alcance das metas globais de descarbonização e para o enfrentamento das consequências da mudança do Clima.
“O Congresso Mundial do ICLEI aponta as tendências do desenvolvimento territorial e urbano sustentável. Essa edição é histórica porque teremos na sequência a COP16 de Biodiversidade já em outubro deste ano, e a COP30 do Clima, no ano que vem, reforçando a possibilidade de protagonismo da América do Sul em ambas as agendas e um projeto de continuidade e avanço para a agenda ambiental global”, contextualiza Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI na América do Sul. “O outro aspecto é a urgência. Em nenhum outro momento o Congresso foi realizado em meio a tantas tragedias climáticas como a da Amazônia no ano passado, e a mais recente, no Rio Grande do Sul. É preciso uma resposta coerente e global para esse desafio!”, destaca Perpétuo.
Brasil e países da América do Sul estarão amplamente representados no evento internacional, com presença confirmada de governos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, diversas cidades e Estados brasileiros, nas presenças de Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo; Raquel Lyra, Governadora do Estado de Pernambuco; Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo; Romeu Zema, Governador do Estado de Minas Gerais; além de países como Estados Unidos, Austrália, Índia, Filipinas e Honduras.
Autoridades federais como o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, do Governo do Brasil; Antônio da Costa e Silva, Embaixador Chefe de Assuntos Internacionais do Ministério das Cidades; Elkin Velásquez, Diretor Regional para América Latina e Caribe da ONU-Habitat; Anacláudia Rossbach; diretora-executiva do ONU-Habitat; Vanessa Grazziotin, Diretora Executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, OTCA; Morgan Doyle, Representante Brasileiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Aloizio Mercadante, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, Brasil e os anfitriões Ricardo Nunes, Prefeito da Cidade de São Paulo; Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul e Gino Van Begin, Secretário Geral do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade são algumas das autoridades presentes.
Sessões plenárias, debates e visitas técnicas compõem a programação
Entre os dias 19 e 21, serão 30 sessões debatendo todo o espectro de temas correlatos à pauta de sustentabilidade urbana e ação climática, como “Eventos Extremos”, “Energia”, “Mobilidade”, “Gestão de Resíduos”, “Infraestrutura Verde”, “Financiamento Climático”, “Resiliência Hídrica” e muitos outros, através de apresentação de boas práticas em implantação em municípios associados ao ICLEI ao redor do mundo; palestras de especialistas nos temas, entidades e organismos internacionais que contribuem efetivamente para as soluções, disponibilizando recursos técnicos e ou financeiros para viabilizar a ação; além de visitas técnicas em programas-modelo em andamento na capital paulista.
Nas manhãs dos dias 19 e 20, o destaque da programação são as sessões plenárias protagonizadas por autoridades de alto nível debatendo: “Um mundo em transformação”; “Amazônia urbana, foco das discussões sobre clima e natureza”; “Do Global ao Local ao Global”. Além de workshops e visitas técnicas, acontecem em São Paulo na mesma semana, eventos paralelos como o 7º Simpósio Global de Pesquisa e Inovação, que reúne líderes locais, legisladores e os principais especialistas em pesquisa e inovação voltadas à sustentabilidade urbana; e o Urban 20 (U20), fórum de cooperação econômica internacional com objetivo de promover a diplomacia urbana entre cidades de países que participam do Grupo dos 20 (G20), A iniciativa busca reunir os prefeitos das principais cidades do G20 – grupo formado pelos Chefes de Estado, ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias mundiais + União Europeia – para discutir, planejar ações e realizar trocas de experiências e boas práticas, além de favorecer novos negócios e a cooperação internacional entre as cidades. O encontro reforça o papel de governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais.
SERVIÇO:
CONGRESSO MUNDIAL DO ICLEI
Cerimônia de Abertura
Terça-feira, 18 de junho de 2024
Horário: 18:00
SESSÕES PLENÁRIAS E TÉCNICAS
Data: 19 a 21 de junho de 2024.
Local: Parque Ibirapuera – Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRAS) Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050 (Acesso prioritário pelo Portão 10).