Painel apresenta medidas para a transição energética justa na América do Sul 

Prefeitos e Secretários de Estado e municípios apresentam ações que vêm sendo adotadas para alavancar a transição energética, tema que deve ser tratado sob a perspectiva da equidade e da justiça climática.

08 de nov de 2022

O que está sendo feito de concreto para uma transição energética justa na América do Sul? Esta é a pergunta que norteia o painel “Transição (realmente) justa: a transformação energética acontece nas cidades”, que ocorrerá das 16h às 17h30 (Horário do Egito), do dia 9 de novembro, no Brazil Climate Action Hub (Blue Zone da COP27). Responsável por cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa do Planeta, o setor de energia é central no combate à crise climática, e as cidades são imprescindíveis na adoção de medidas que promovam a transição energética e a justiça climática. O evento terá transmissão ao vivo pelo site do Brazil Climate Hub e tradução simultânea em inglês e português.

 

 

Prefeitos e Secretários de Estado e municípios da América do Sul apresentam ações que vêm sendo adotadas para alavancar a transição energética, tema que não pode ser tratado sem o enfrentamento das diferentes realidades sociais e desafios das populações mais vulneráveis. No mundo, cerca de 760 milhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica, e 2,6 bilhões ainda cozinham com fontes de energia indevidas. No Brasil, muitas famílias têm dificuldade de pagar a conta de luz e o gás de cozinha, e cerca de 1 milhão de pessoas não têm acesso à energia elétrica na Amazônia Legal.  

 

 

O painel contará com a participação do Prefeito de Niterói, Axel Grael, da Ex-Prefeita e Secretária de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Marta Suplicy, entre outras autoridades, e é coordenado pelo ICLEI América do Sul. O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável e representa oficialmente mais de 30 redes de cidades nas negociações do clima perante a United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC).

 


Programação: 

 

Moderação e abertura: 

  • Bianca Cantoni, Assessora de Advocacy, ICLEI América do Sul – 5´

 

Introdução e painel: 

  • Giorgia Rambelli, Diretora, Urban Transition Mission, Comissão Europeia – 10´ 

 

Pergunta norteadora do debate: 

Na sua visão, quais são os principais desafios para acelerar a transição da matriz energética para fontes de energia sustentáveis? Como a sua organização está trabalhando neste tema de forma a garantir que não deixe ninguém para trás? 

 

Intervenções (rodada 1): 

  • Axel Grael, Prefeito de Niterói, Brasil – 5´ 
  • Marta Suplicy, Ex-Prefeita e Secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Brasil – 5´ 

 

Intervenções (rodada 2): 

  • Fernando Chucre, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Governo do Estado de São Paulo – 5´ 
  • Inamara Melo, Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, Brasil – 5´
  • Ary Vanazzi, Prefeito de São Leopoldo, Brasil  – 5´ 
  • Marília Carvalho de Melo, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governo de Minas Gerais, Brasil  – 5´ 

 

Intervenções (rodada 3): 

  • Gonzalo Bradot, Intendente de Avellaneda, Argentina – 5´
  • Germano Bremm, Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de Porto Alegre, Brasil – 5´
  • Rodrigo Figueiredo de Souza, Vice Presidente de Sustentabilidade e Procurement da AMBEV – 5´ 

 

Encerramento: 

  • Giovana Figueiredo, Coordenadora de Políticas Públicas e Cooperação Internacional, Fundação Amazônia Sustentável, Brasil – 5’ 

Tags:


Voltar
Compartilhe