Oito membros ICLEI entre os 12 vencedores do Prêmio Bloomberg Philanthropies Local Leaders 2025

Conheça mais sobre as iniciativas

05 de nov de 2025

De iniciativas de lixo zero a emissões líquidas zero, os membros do ICLEI estão definindo o ritmo da ambição climática, transformando ideias inovadoras em resultados mensuráveis. Anunciados na noite de ontem, 4 de novembro, no Rio de Janeiro, Brasil, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, os Prêmios Bloomberg Philanthropies Local Leaders 2025 celebram as iniciativas climáticas mais ousadas, impactantes e centradas nas pessoas, lideradas por cidades, estados e regiões. Oito dos 12 vencedores são membros do ICLEI.

 

Os vencedores foram selecionados entre mais de 160 candidaturas de 45 países, demonstrando inovações práticas que reduzem a poluição urbana, elevam a qualidade de vida e ampliam as oportunidades econômicas. Agora em sua nona edição e realizados em parceria com o C40 Cities, os prêmios reconhecem iniciativas locais e regionais excepcionais que conectam, de forma eficaz, políticas climáticas à vida cotidiana e aceleram a implementação do Acordo de Paris. Um vencedor brasileiro e um vencedor global foram homenageados em cada uma das seis categorias.

 

Parabéns aos nossos oito membros do ICLEI vencedores e suas iniciativas:

 

Categoria: Transição Energética e Edificações Inteligentes

 

Juiz de Fora, Brasil – Transformando Energia: A Política Municipal de Neutralidade Climática combina legislação, substituição por iluminação LED e sistemas de energia renovável para avançar rumo à neutralidade climática.

 

Categoria: Transporte Limpo e Confiável

 

Oslo, Noruega – Cidade Pioneira em Transporte Pesado de Emissão Zero: O projeto Fossil Free Truck acelera o transporte pesado de emissão zero por meio de exigências contratuais, nova infraestrutura e concessão de subsídios.

 

São Paulo, Brasil – Eletrificando a Frota de Ônibus: O Programa Municipal de Aquisição e Financiamento Inovador promove a substituição da frota a diesel por veículos elétricos com modelos de financiamento e parcerias inovadoras.

 

Categoria: Infraestrutura Segura para um Mundo em Mudança

 

Rio de Janeiro, Brasil – Protocolo de Resposta a Calor Extremo: O primeiro plano de saúde voltado ao calor extremo do Brasil integra alertas antecipados, centros públicos de resfriamento e coordenação intersetorial.

 

Categoria: Cidades Saudáveis, Comunidades Fortes

 

Barcarena, Brasil – Sistema Alimentar para o Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar: Fortalece a agricultura familiar e a agrofloresta, promovendo segurança alimentar e meios de vida sustentáveis.

 

Categoria: Soluções Sustentáveis para Resíduos

 

Quezon City, Filipinas – Programa Lixo por Cashback: Transforma materiais recicláveis em recompensas resgatáveis, reduzindo resíduos e criando meios de subsistência verdes.

 

Salvador, Brasil – Recicla Capital: Expande a coleta seletiva e as iniciativas de economia circular por meio de tecnologia e do fortalecimento de cooperativas.

 

Categoria: O Poder da Parceria

 

Governo do Estado do Piauí, Brasil – ICMS Ecológico: Recompensa municípios pelo desempenho ambiental através de um modelo inovador de partilha de impostos.

 

Os vencedores foram selecionados por um júri internacional de destaque, composto por:

  • Simon Stiell, Secretário-Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC);
  • Dra. Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation;
  • Teresa Ribera, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva;
  • Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível para o Clima da COP30;
  • Antha N. Williams, Chefe de Programas Ambientais da Bloomberg Philanthropies;
  • Mark Watts, Diretor Executivo do C40 Cities; e 
  • David Miller, Diretor Executivo do Centro C40.

 

Você pode ler a lista completa de vencedores aqui.


Voltar
Compartilhe