O Congresso Mundial ICLEI 2024 em São Paulo demonstra o poder coletivo das cidades e regiões para abordar a sustentabilidade

Mais de 1.000 líderes urbanos de mais de 90 países abordaram questões críticas sobre a ação climática e a resiliência urbana, preparando o terreno para a importância da cidade e da região na COP30 em Belém, Brasil, em 2025.

24 de jun de 2024

Crédito: Brazuca

São Paulo, Brasil / Bonn, Alemanha (24 de junho de 2024) – Organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e sediado pela cidade de São Paulo, o Congresso Mundial ICLEI 2024 reuniu mais de 1.500 líderes urbanos globais para abordar questões críticas do clima local e ação de resiliência, governança multinível e o papel único da região amazônica na sustentabilidade global. O evento marcou avanços significativos no desenvolvimento urbano sustentável e preparou o cenário para a COP30 em Belém, Brasil.

 

Katrin Stjernfeldt Jammeh, prefeita de Malmö, Suécia e recém-eleita presidente do ICLEI, disse: “O ICLEI é uma força global forte e uma rede importante que dá voz às cidades em todo o mundo. As cidades representam 70% das emissões de gases com efeito de estufa, e é dentro das cidades que é necessário fazer muita adaptação climática. A transição não pode ser sustentável se não for acessível. Precisamos de colocar as pessoas no centro do nosso trabalho, incluindo a situação das mulheres a nível mundial. Foi realmente fortalecedor nos encontrarmos cara a cara no Congresso Mundial em São Paulo e sentir a força de todo o movimento ICLEI. Agora estamos mais determinados e inspirados para realizar o trabalho.”

 

Gino Van Begin, Secretário Geral do ICLEI, disse: O Congresso Mundial do ICLEI é uma oportunidade de mostrar o poder da nossa rede de mais de 2.600 governos locais e regionais comprometidos com a sustentabilidade. Como resultado do Congresso, o ICLEI deverá iniciar mais de 300 programas, projetos e iniciativas ao longo dos próximos três anos, com um investimento total de 100 milhões de dólares para reforçar os esforços de sustentabilidade dos seus membros. Nossa rede existe para servir esses governos locais e regionais com visão de futuro, e estou muito orgulhoso de ver o que eles conseguiram realizar e de usar o Congresso Mundial do ICLEI como um momento para reforçar essas parcerias e compromissos.”

 

Rodrigo de Oliveira Perpétuo, Diretor Regional do Secretariado do ICLEI América do Sul, disse: “Este foi um grande Congresso com um claro apelo à ação. Tivemos mais de 1.500 participantes de mais de 95 países e mais de 100 prefeitos transmitindo esperança e um grande apelo à ação para fazermos esse trabalho juntos.”

 

Mohamed Sefiani, prefeito de Chefchaouen, Marrocos e recém-eleito vice-presidente do ICLEI, disse: “Fiquei muito inspirado pela liderança que vejo em nossas cidades, vilas e regiões do ICLEI. Sinto-me inspirado pelos seus esforços inabaláveis ​​para compreender a sustentabilidade nos seus contextos, pela sua determinação em tomar medidas directas para melhorar a vida dos seus povos e pela sua paixão em trabalhar em conjunto com ousadia e tenacidade, enfrentando de frente os imensos desafios. Este Congresso teve como objectivo transformar compromissos em acção, e a acção que vi foi notável – medidas urgentes e decisivas a serem tomadas em todos os níveis de governo para promover a resiliência, abordar as desigualdades sistémicas e aproveitar a inovação. No entanto, é essencial que, como comunidade ICLEI, trabalhemos arduamente para desbloquear o financiamento à escala da cidade, a fim de ampliar estas ações para alcançar o nível de mudança transformadora de que necessitamos.”

 

O Congresso Mundial do ICLEI foi o principal evento do São Paulo Urban Summit, uma semana repleta de atividades que destacam o papel fundamental das cidades. À medida que o Brasil assume oficialmente a presidência do G20, substituindo a Índia, as cidades brasileiras liderarão o Sub-20, elevando as vozes dos centros urbanos no coração das economias do G20. A semana também contou com a Reunião do Conselho de Administração da Metropolis, reforçando ainda mais a importância das cidades no cenário global.

 

 

ANÚNCIOS PRINCIPAIS

 

  1. Presidente do ICLEI estreia em nova função
    O Congresso deu as boas-vindas à recém-eleita presidente do ICLEI, Katrin Stjernfeldt Jammeh, prefeita de Malmö, que apresentou a Visão Estratégica da organização 2024-2030, apresentando metas ambiciosas e caminhos para melhorar a sustentabilidade urbana globalmente.
  2. Lançamento da Visão Estratégica do ICLEI 2024-2030
    O Poder da Nossa Rede num Mundo em Mudança – a visão estratégica do ICLEI para os próximos três anos – estabelece um caminho para a transformação para o desenvolvimento sustentável. Esta visão, expressa na voz dos governos locais e regionais da rede ICLEI, cria uma imagem do que é necessário para um mundo urbano verdadeiramente sustentável.
  3. Declaração de Gênero do ICLEI anunciada
    A nova Declaração de Gênero do ICLEI marca um compromisso significativo para incorporar a equidade de género na missão principal da organização. Esta declaração servirá como um quadro orientador para a rede do ICLEI de mais de 2.500 governos locais e regionais, centrando-se na capacitação das mulheres, na abordagem de desafios específicos de gênero e na promoção da governação e do planeamento inclusivos. O anúncio destacou a necessidade crítica de um planeamento urbano sensível ao gênero para garantir benefícios equitativos para todos os gêneros, enfatizando a importância de práticas de desenvolvimento urbano inclusivas e equitativas.
  4. O Projeto de Mecanismo de Seguro de Infraestrutura Urbana (UIIF) anunciou as primeiras sete cidades signatárias
    O Mecanismo de Seguro de Infraestruturas Urbanas (UIIF) foi lançado para aumentar a resiliência urbana contra riscos naturais com soluções de seguros inovadoras. Sete cidades do México, Brasil, Jamaica e Honduras – Curitiba, Porto Alegre, Recife, Reynosa, Mérida, Tegucigalpa e Kingston – são as primeiras a aderir. Financiado pelo Banco de Desenvolvimento KfW em nome do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ), o UIIF ajuda as cidades a medir riscos e fornece soluções de seguros personalizadas. Esta iniciativa é vital para mitigar as perturbações provocadas por catástrofes naturais e promover o desenvolvimento urbano sustentável na América Latina e nas Caraíbas, estabelecendo um exemplo global para os líderes urbanos.
  5. Cúpula de Cidades e Regiões sobre Biodiversidade anunciada para a COP de Biodiversidade em Cali, Colômbia
    A 8ª Cúpula para Governos Subnacionais e Cidades, um evento oficial paralelo à Convenção sobre Diversidade Biológica COP16, acontecerá em 26 de outubro de 2024 na Zona Azul na COP da CBD em Cali, e faz parte de um programa de 3 dias de 25 a 2024. 27 de outubro. Anunciada pelo ICLEI e pela cidade de Cali no Congresso, a Cúpula dará continuidade a uma orgulhosa tradição, sendo o oitavo evento desse tipo desde a primeira Cúpula realizada há 14 anos.
  6. Projeto Roteiro 100% Renovável lançou três roteiros 100% renováveis
    O ICLEI, em colaboração com os governos de Avellaneda (Argentina), do condado de Kisumu (Quênia) e da província de West Nusa Tenggara (Indonésia), revelou roteiros personalizados para alcançar 100% de energia renovável até 2050. Esses planos personalizados, adaptados às necessidades específicas de cada região e recursos, destacam a liderança proativa das cidades e regiões na transição energética global. O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) através da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).
  7. Apelo às associações nacionais de governos locais para apoiarem o CHAMP e a ação climática multinível
    A prefeita Katja Dörner, cidade de Bonn, Alemanha, e presidente do Portfólio de Governança de Ação Climática do Comitê Executivo Global do ICLEI anunciou um apelo à ação convidando todos os líderes do ICLEI a abordarem proativamente seus governos nacionais e associações nacionais de governos locais para NDCs multiníveis, 2025, com base nos resultados da COP28 e na iniciativa CHAMP, a Coligação para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para a Acção Climática da COP28, que foi assinada por 72 países e é um esforço destinado a melhorar a cooperação com governos subnacionais no financiamento, implementação e monitorização de estratégias climáticas . Os líderes também foram convidados a relatar o seu progresso no Fórum anual Daring Cities. Isto seguiu-se ao anúncio no primeiro dia do Congresso de que a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) – associação nacional de cidades do Brasil – divulgou uma carta de compromisso (PT) na qual os prefeitos prometeram seu apoio ao CHAMP. Isto foi seguido por uma resolução semelhante da Conferência de Prefeitos dos Estados Unidos no final da semana.
  8. ICLEI e Climate Bonds Initiative fazem parceria para impulsionar projetos de desenvolvimento sustentável
    O ICLEI e a Climate Bonds Initiative (CBI) anunciaram uma parceria estratégica no âmbito do Programa de Ações Transformativas (TAP). Esta colaboração visa catalisar o desenvolvimento sustentável, ligando projetos climáticos subnacionais de alto impacto a recursos financeiros e conhecimentos especializados essenciais.
  9. Novas parcerias de conformidade climática
    O ICLEI lançou parcerias com os governos do Piauí e de São Sepé (RS) para planos de Conformidade Climática, e com Itabirito (MG) para plano de Conformidade Climática. Estas parcerias visam desenvolver estratégias abrangentes que garantam a resiliência climática e a adesão às normas climáticas internacionais, avançando a missão do ICLEI de promover o desenvolvimento urbano sustentável.
  10. Manifesto da Juventude lançado na Cerimônia de Abertura
    O lançamento do Manifesto da Juventude aconteceu na cerimônia de abertura do Congresso Mundial com a presença de Darlisson Ramos (Comunidades Originais na Amazônia) e Henrique Barbosa (Instituição A Vida no Cerrado). O documento, elaborado por jovens de diversas instituições e voluntários, visa promover uma transição justa, que prioriza a salvaguarda dos direitos humanos e a promoção da autonomia política dos jovens com recomendações e ações para os governos locais e a sociedade em geral. Implora aos governos locais e regionais que cumpram as suas responsabilidades e cooperem para alcançar um desenvolvimento sustentável, com baixas emissões e resistente às alterações climáticas nos seus territórios e a nível mundial, em conformidade com a Agenda 2030 e o Acordo de Paris, com a prioridade de salvaguardar os direitos humanos e promover a autonomia política dos jovens.
  11. Comunidade ICLEI-Kaohsiung de Cidades Inteligentes e Net Zero
    A cidade de Kaohsiung anunciou uma nova parceria com o ICLEI para sediar uma comunidade de prática para cidades com zero emissões líquidas para cidades que estão comprometidas com a meta de emissões líquidas zero até 2050.
  12. ICLEI – Início da iniciativa da FICV sobre cidades costeiras
    Com base numa parceria global anunciada na COP28, o ICLEI e a FICV iniciaram o desenvolvimento de uma iniciativa de cidades costeiras para as regiões da Ásia-Pacífico, África e América Latina, para reduzir os riscos para as cidades costeiras e fomentar a resiliência.
  13. Novos contribuintes para a Coalizão de Governos Locais e Subnacionais para acabar com a poluição por plásticos
    Em abril de 2024, com o Governo do Quebeque, o Governo da Catalunha, a CGLU e outros parceiros, o ICLEI lançou a Coligação de Governos Locais e Subnacionais para Acabar com a Poluição Plástica. O objetivo da Coligação é garantir que um instrumento ambicioso mas prático seja moldado coletivamente com os governos locais e subnacionais e garanta a participação e os recursos dos governos locais e subnacionais para contribuir para acabar com a poluição plástica. Durante o Congresso, cidades e governos subnacionais dos cinco continentes acrescentaram a sua voz à Coligação.
  14. Anunciado Plano Nacional de Arborização Urbana do Brasil
    O ICLEI, o Ministério do Meio Ambiente e o INESC P&D Brasil, em conjunto com diversas Universidades Federais e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana assinaram uma parceria que será um marco significativo para a arborização urbana do país em direção a cidades mais verdes, mais resilientes, sustentáveis ​​e saudáveis. Entre muitas iniciativas, colaborarão na elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana, num processo participativo envolvendo diversos setores da sociedade, para ampliar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos nas cidades brasileiras.
  15. Uma rede crescente de governos locais e regionais
    Desde junho do ano passado, 133 cidades e regiões aderiram ao ICLEI. Enquanto estava em São Paulo, o Município Metropolitano de Istambul decidiu aderir ao ICLEI, tornando a cidade o primeiro novo membro do ICLEI proveniente do Congresso.

 

 

– fim –

 

 

DETALHES ADICIONAIS

 

Para informações e conteúdos adicionais, consulte os seguintes links:

 

 

  • Galeria de Fotos do Evento (Crédito da foto: ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade)

 

 

 

Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

 

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (conhecido como “ICLEI”) é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 125 países, influenciamos a política de sustentabilidade e impulsionamos ações locais para um desenvolvimento de baixas emissões, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. Nossos membros e equipe de especialistas trabalham juntos por meio de intercâmbio entre pares, parcerias e capacitação para criar mudanças sistêmicas para a sustentabilidade urbana. Para mais informações, visite clicando aqui.

 

Tags:


Voltar
Compartilhe