Novo escritório do ICLEI estabelecido na Colômbia focará no desenvolvimento de baixas emissões e biodiversidade

O escritório é sediado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA).

16 de mar de 2018

Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Para continuar construindo fortes relações de apoio com seus membros, o ICLEI América do Sul abriu recentemente seu primeiro escritório de coordenação nacional na Colômbia. O escritório é sediado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA).

 

O diretor da Área Metropolitana do Valle de Aburrá, Eugenio Prieto Soto, recebeu o ICLEI América do Sul durante a cerimônia de lançamento que reuniu vários prefeitos e representantes políticos das cidades da região metropolitana do Vale de Aburrá em 27 de fevereiro.

 

A área metropolitana reúne 10 municípios e conta com mais de 4,5 milhões de pessoas. A maior e mais central cidade, Medellín, passou por uma profunda transformação urbana e social, de um lugar profundamente afetado pela violência e drogas, a um centro de inovação social, cultural e tecnológica. A cidade é conhecida por suas colinas íngremes e grafites coloridos, assim como seu Sistema de Metrocable e sistemas públicos de bicicletas compartilhadas que ganharam o Prêmio de Ecomobilidade do ICLEI para inovação no transporte público em 2016. Atualmente, a região está desenvolvendo planos e políticas urbanas integradas para enfrentar a poluição do ar. Esta questão tornou-se um importante problema ambiental e de saúde pública devido ao aumento do número de veículos na cidade combinado com a localização geográfica da cidade, que dificulta a dispersão da poluição.

 

“É um ótimo momento para estabelecer este escritório na Colômbia. Existem boas experiências públicas e inovadoras aqui, e, portanto, também aprenderemos com a nossa chegada no pais. A abertura do escritório aqui é muito simbólica, porque esta foi uma das regiões que mais sofreu com os terríveis efeitos do tráfico de drogas, mas conseguiram superá-lo através da coesão social e das políticas públicas “, afirmou o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

A parceria entre o ICLEI e a Área Metropolitana do Valle de Aburrá começou durante a Conferência Habitat III, em 2016, quando a Área Metropolitana tornou-se membro do ICLEI. Esta forte parceria foi consolidada durante a COP23, quando a abertura do escritório de coordenação foi confirmada.

 

O novo escritório permitirá que o ICLEI preste apoio aos municípios colombianos para que estes possam alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade. Isso incidirá em pelo menos três frentes: mudanças climáticas, carga de baixa emissão e fortalecimento da natureza nas cidades.

 

Durante a abertura oficial do escritório, Rodrigo Perpétuo e Eugenio Prieto, juntamente com representantes da UN-Habitat e da União Européia, lançaram oficialmente o projeto internacional Urban LEDs na Colômbia e convidaram as cidades à participarem do projeto. O novo escritório também trabalhará com cidades colombianas em dois projetos financiados pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) – Ecologistics, com foco em logística urbana de baixa emissão e Áreas Protegidas Locais, que visa melhorar o reconhecimento dos governos locais em estruturas legais de áreas protegidas.