Para continuar construindo fortes relações de apoio com seus membros, o ICLEI América do Sul abriu recentemente seu primeiro escritório de coordenação nacional na Colômbia. O escritório é sediado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA).
O diretor da Área Metropolitana do Valle de Aburrá, Eugenio Prieto Soto, recebeu o ICLEI América do Sul durante a cerimônia de lançamento que reuniu vários prefeitos e representantes políticos das cidades da região metropolitana do Vale de Aburrá em 27 de fevereiro.
A área metropolitana reúne 10 municípios e conta com mais de 4,5 milhões de pessoas. A maior e mais central cidade, Medellín, passou por uma profunda transformação urbana e social, de um lugar profundamente afetado pela violência e drogas, a um centro de inovação social, cultural e tecnológica. A cidade é conhecida por suas colinas íngremes e grafites coloridos, assim como seu Sistema de Metrocable e sistemas públicos de bicicletas compartilhadas que ganharam o Prêmio de Ecomobilidade do ICLEI para inovação no transporte público em 2016. Atualmente, a região está desenvolvendo planos e políticas urbanas integradas para enfrentar a poluição do ar. Esta questão tornou-se um importante problema ambiental e de saúde pública devido ao aumento do número de veículos na cidade combinado com a localização geográfica da cidade, que dificulta a dispersão da poluição.
“É um ótimo momento para estabelecer este escritório na Colômbia. Existem boas experiências públicas e inovadoras aqui, e, portanto, também aprenderemos com a nossa chegada no pais. A abertura do escritório aqui é muito simbólica, porque esta foi uma das regiões que mais sofreu com os terríveis efeitos do tráfico de drogas, mas conseguiram superá-lo através da coesão social e das políticas públicas “, afirmou o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
A parceria entre o ICLEI e a Área Metropolitana do Valle de Aburrá começou durante a Conferência Habitat III, em 2016, quando a Área Metropolitana tornou-se membro do ICLEI. Esta forte parceria foi consolidada durante a COP23, quando a abertura do escritório de coordenação foi confirmada.
O novo escritório permitirá que o ICLEI preste apoio aos municípios colombianos para que estes possam alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade. Isso incidirá em pelo menos três frentes: mudanças climáticas, carga de baixa emissão e fortalecimento da natureza nas cidades.
Durante a abertura oficial do escritório, Rodrigo Perpétuo e Eugenio Prieto, juntamente com representantes da UN-Habitat e da União Européia, lançaram oficialmente o projeto internacional Urban LEDs na Colômbia e convidaram as cidades à participarem do projeto. O novo escritório também trabalhará com cidades colombianas em dois projetos financiados pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) – Ecologistics, com foco em logística urbana de baixa emissão e Áreas Protegidas Locais, que visa melhorar o reconhecimento dos governos locais em estruturas legais de áreas protegidas.