Nota de Repúdio do ICLEI América do Sul sobre os ataques à Democracia brasileira

O ICLEI América do Sul repudia os atos criminosos, antidemocráticos e inconstitucionais ocorridos em Brasília

09 de jan de 2023

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ICLEI América do Sul vem a público manifestar seu repúdio aos atos criminosos, antidemocráticos, inconstitucionais e contra o Estado Democrático de Direito ocorridos neste 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Com mais de 2500 associados em todo o mundo, somos a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável, representamos Estados e municípios há 32 anos e nosso trabalho está pautado na construção de um caminho de sustentabilidade com respeito às regras democráticas do Estado de Direito, onde quer que estejamos.

O Brasil é nossa casa desde a fundação do ICLEI e nossos associados no país demonstram a construção de um caminho democrático para a sustentabilidade. Entendemos que o debate público é a base da construção de uma Democracia forte e que permite a realização de políticas para a melhoria do país e de garantia da justiça social. Qualquer ato de ataque à Democracia não pode ser tolerado.

Neste sentido, defendemos que as responsabilidades pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes federais brasileiros sejam rigorosamente apuradas e seus responsáveis, diretos e indiretos, punidos pela força da lei.

O resultado das eleições é soberano e deve ser respeitado.