Nota de pesar – Roberto Miguel Lifschitz

Presidente da Câmara dos Deputados de Santa Fé, Lifschitz foi duas vezes Intendente de Rosário e Governador da Província de Santa Fé.

10 de maio de 2021

Crédito: La Capital

Em consequência de graves complicações de saúde após ter contraído Covid-19 há quase um mês, faleceu na noite deste domingo (9) o Presidente da Câmara dos Deputados de Santa Fé, Roberto Miguel Lifschitz, aos 65 anos, na Argentina. 

 

Formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de Rosário, sua trajetória no setor público teve início em 1989, quando se tornou Diretor-Geral do Serviço Público de Habitação da cidade de Rosário, sob a administração de Héctor Cavallero. Desde então, passou por diversos outros cargos públicos como Secretário-Geral Municipal, Secretário de Serviços Públicos e Coordenador Geral do Gabinete do Município de Rosário, já sob a administração de Hermes Binner. 

 

Em setembro de 2003, Lifschitz foi eleito nas eleições provinciais para o período de 2003-2007 e foi reeleito com ampla margem sobre outras candidaturas para o período de 2007-2011. Nas eleições de junho de 2015, foi eleito como novo governador da Província de Santa Fé.

 

Em agosto de 2018 iniciou-se uma experiência piloto com frotas de ônibus operando com biodiesel na cidade de Rosário. Por conta do sucesso do projeto, o governo decidiu estendê-lo a grande parte da frota de transporte urbano e intermunicipal e, em outubro deste mesmo ano, Lifchitz assinou um acordo com o governador de Salta, Juan Manuel Urtubey, para transmitir a experiência de Santa Fé na implantação do uso do biodiesel no transporte urbano de passageiros. As cidades de Rosário e Santa Fé são associadas ao ICLEI América do Sul desde, 2016 e 2018, respectivamente. 

 

Tendo se posicionado como uma figura política de destaque e de referência, desde que sua internação foi divulgada ganhou força nas redes sociais a hashtag #FuerzaMiguel, em apoio a sua recuperação.

 

O ICLEI se solidariza com familiares e amigos, desejando força e resignação.

Tags:


Voltar
Compartilhe