Nota de Pesar – Joaquim Francisco Cavalcanti

Em sua trajetória, o advogado foi governador de Pernambuco, prefeito do Recife, deputado federal e ministro.

04 de ago de 2021

Crédito: Folha de Pernambuco

Em consequência de graves complicações de saúde, faleceu, nesta terça-feira (03), o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti. Aos 73 anos, estava internado em hospital do Recife, para realizar  tratamento contra o câncer no pâncreas. 

 

Joaquim Francisco era formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e foi Procurador do Estado de Pernambuco. Por dois mandatos foi prefeito do Recife (1983-1985 e 1988-1990), deputado federal (1987-1988), ministro do Interior (1989) e governador de Pernambuco (1990-1994). 

 

O ICLEI América do Sul, que possui um Desk no estado para uma maior proximidade e atuação com os associados da região, conta com Pernambuco como integrante da Rede desde 2019. O estado participou de eventos relevantes sobre a agenda climática e também programas de capacitação relacionados ao Compliance Climático. Neste mesmo ano, o Governo de Pernambuco apresentou seu primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEEs).

 

“Com pesar que recebo a notícia da morte do ex-ministro, ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado Joaquim Francisco. Assim que assumi a Prefeitura do Recife, em 2013, conversei com ex-prefeitos e tive a oportunidade de ouvir Joaquim Francisco sobre os desafios de comandar a capital. Deixo aqui meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou Geraldo Julio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do ICLEI América do Sul.

 

Não há dúvidas das contribuições deixadas pela carreira política de Cavalcanti tanto para a cidade do Recife quanto para o Estado de Pernambuco e, principalmente, para o desenvolvimento do país.

 

O ICLEI se solidariza com familiares e amigos, desejando força e resignação neste momento de lamentável perda.

Tags:


Voltar
Compartilhe