Nota de pesar – Jaime Lerner

Arquiteto e urbanista, foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná.

27 de maio de 2021

Crédito: Folha de S. Paulo - Arthur Cordeiro/Divulgação

Por conta de complicações de doença renal crônica, faleceu nesta quinta-feira (27) Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, aos 84 anos. 

 

Lerner foi um importante político e urbanista brasileiro, tendo sido eleito prefeito de Curitiba (PR) por três vezes (1971-1975, 1979-1984 e 1989-1993) e governador do Paraná por duas vezes (1995–1998 e 1999–2002). Atualmente, atuava como consultor das Nações Unidas para assuntos relacionados ao urbanismo.

 

Enquanto governador do estado, Lerner dedicou-se a agendas de extrema relevância, tais como transporte, educação, saúde, uso do solo e saneamento. Sua intensa atuação na área de educação e atenção à criança trouxe reconhecimento ao Governo do Paraná, que foi certificado com o prêmio Criança e Paz da Unicef,  para os programas “Da Rua para a Escola”, “Protegendo a Vida” e “Universidade do Professor”.

 

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, é associada ao ICLEI América do Sul desde 1992, exercendo um papel fundamental para o desenvolvimento da Rede ao longo desses quase 30 anos. Entre 2018 e 2021, a cidade ocupou assento no Comitê Executivo Regional para a América do Sul (RexCom), órgão máximo da Rede, representando os integrantes do ICLEI na região.


Curitiba também faz parte do Projeto Urban-LEDS (desenvolvido pela ONU-Habitat e pelo ICLEI), integra a iniciativa do Action Fund (parceria entre o Google.org e o ICLEI) e trabalha no desenvolvimento e implementação de um Plano de Ação Climática. Além disso, a cidade também participou de importantes eventos relacionados à agenda do clima como a COP23 e o Congresso de Cidades Resilientes, na Alemanha; o Congresso da Ecomobilidade, em Taiwan; e é comprometida com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM).

 

Não há dúvidas das contribuições e legados deixados pela carreira política de Jaime Lerner tanto para a Rede ICLEI quanto para a cidade de Curitiba e o estado do Paraná e principalmente para o desenvolvimento do país. 

 

O ICLEI se solidariza com familiares e amigos, desejando força e resignação.

Tags:


Voltar
Compartilhe