Município mineiro de Curvelo é o mais novo associado do ICLEI América do Sul

A assinatura de adesão foi feita durante o I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais, realizado de 01 a 04 de junho, em uma parceria entre o ICLEI América do Sul  e o município de Nova Lima.

10 de jun de 2022

A assinatura do documento que tornou o município de Curvelo um associado à  rede ICLEI foi feita no terceiro dia do I Congresso Regional ICLEI Minas Gerais, na sede da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, no dia 03 de junho.  

 

 

O ICLEI América do Sul foi representado pelo Secretário Executivo, Rodrigo Perpétuo e Tatiana Mello, secretária municipal de Administração de Curvelo, representou o  prefeito do município , Luiz Paulo Glória Guimarães. Segundo ela, a entrada de Curvelo na Rede ICLEI é uma forma de dar um passo à frente rumo aos projetos de sustentabilidade.

 

 

O município de Curvelo faz parte da região central de Minas Gerais e da microrregião do alto médio São Francisco. Esta regional geográfica possui 11 municípios, e Curvelo destaca-se por ser a maior cidade de todas, em termos de número de habitantes e território geográfico. A população do Município é predominantemente urbana, tendo cerca de 10% de residentes na zona rural. Curvelo vem demonstrando uma preocupação com o bem estar dos municípios, como comprovam os dados divulgados pelo IBGE: o municipio registrou um incremento de 55% no IDHM nas últimas duas décadas, patamar acima tanto da média de crescimento nacional (47%), quanto da média estadual (52%). Entre os diversos indicadores considerados, os que tiveram maiores ganhos nos últimos anos foram o de longevidade/expectativa de vida no dimensional saúde, e anos de estudo e analfabetismo no dimensional educação.

 

 

Além disso, de acordo com o último Censo divulgado (2010), Curvelo possui 34,1% da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1⁄2 salário mínimo, indicando a menor taxa de pobreza observada entre os demais municípios da região. 

 

 

Desta forma, o setor de serviços passa a ter importância fundamental para a economia local, e corrobora   uma das premissas desta administração: a atração de novos empreendimentos e expansão dos já existentes. Um facilitador é a localização de Curvelo, na região central do Estado e por onde passa um dos principais eixos viários do Brasil: a BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro. A sede municipal está localizada às margens das rodovias federais BR-135 e BR-259, que se articulam com a BR-040.

 

 

“Curvelo tem despontado no cenário mineiro com a instalação da maior fábrica de ração animal da América Latina, um investimento da CCPR, e com a chegada do grupo Stellantis, que está construindo na cidade seu complexo de laboratório de testes automotivos. Nossa adesão ao ICLEI eleva a cidade a um outro patamar: nos traz visibilidade internacional. Esperamos crescer com a rede, mostrando que a geração de emprego e renda e a preservação dos recursos naturais são mais que compatíveis, são desejáveis e necessários”, afirmou o prefeito.

 

 

“Nosso entusiasmo em fazer parte do ICLEI e ter acesso às capacitações e trocas de experiência com cidades de todo o mundo é proporcional ao nosso compromisso de trazer a temática da sustentabilidade urbana para o centro do processo de construção, execução e monitoramento das políticas públicas municipais”, reforçou Tatiana, que foi além, disse ainda que a primeira ação pós adesão ao ICLEI será a contratação da Instituição para elaborar o estudo de Conformidade Climática Compacta do município. “Esse documento nos  auxiliará no processo de adaptação e mitigação das mudanças climáticas”, finalizou Tatiana

 

 

Tags:


Voltar
Compartilhe