A mudança climática é uma realidade no planeta, causando diversos impactos e afetando o equilíbrio ambiental, a economia, a saúde humana e o bem-estar das populações. Segundo o Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2022), diversos impactos da mudança do clima já são sentidos e poderão ser intensificados em um futuro próximo. Entre estes possíveis impactos destacam-se:
- Riscos na disponibilidade física de água, com maior risco em níveis mais altos de aquecimento global;
- Riscos para a produção e o acesso aos alimentos, especialmente em regiões vulneráveis, prejudicando a segurança alimentar e nutricional;
- O aumento na frequência e intensidade das secas, inundações e ondas de calor também aumentarão os riscos para a segurança alimentar;
- Riscos para a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, uma vez que têm capacidade limitada para se adaptar aos níveis crescentes de aquecimento global, o que torna a resiliência à mudança climática mais difícil de construir;
- Menor resiliência da biodiversidade e integridade do ecossistema, por consequência das mudanças do clima, pode impactar negativamente nos meios de subsistência, saúde e bem-estar humanos e no fornecimento de alimentos e água.
Dessa forma, é imperativo que os governos promovam a criação de ações para o enfrentamento da crise climática. Nesse contexto, o município de Canoas/RS se destaca com a implementação de ações integrais e integradas rumo à neutralidade de carbono até 2050, como define o Acordo de Paris, sendo o primeiro município associado ao ICLEI a trilhar tal jornada.
Iniciativas Transformadoras
O caminho traçado por Canoas para seu desenvolvimento urbano sustentável junto ao ICLEI conta com o desenvolvimento dos seguintes projetos:
- Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas: Este projeto oferece um diagnóstico das ameaças climáticas relevantes, identificando as regiões mais suscetíveis aos eventos climáticos. Isso permite o desenvolvimento de ações e medidas de adaptação que visam a sustentabilidade e resiliência do território.
- Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos: Essa avaliação busca integrar a natureza ao planejamento urbano, fornecendo ferramentas para a tomada de decisões em prol de um ambiente mais equilibrado.
- Programa de Embaixadores da Justiça Climática: O município está investindo na educação ambiental, conscientizando crianças e jovens sobre as mudanças climáticas e incentivando o plantio de árvores.
- Plano de Ação Climática: Com foco em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas, este plano delineia estratégias para minimizar perdas causadas por eventos extremos.
- Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis: Valorizando a sustentabilidade, o programa avalia e apoia iniciativas sustentáveis nas escolas, criando impacto não apenas na comunidade escolar, mas também na comunidade local.
Fortalecendo o Compromisso:
No dia 15 de agosto de 2023, o ICLEI América do Sul juntamente com a Prefeitura de Canoas realizaram um evento de destaque, que contou com a apresentação de resultados gerais da Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática (ARVC) de Canoas e o evento deu o pontapé inicial para o Kick-off do Plano de Ação Climática (PLAC) de Canoas. O evento foi marcado pela presença de figuras no campo ambiental, como Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, Secretário Adjunto do ICLEI América do Sul, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o Secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron, e o Secretário Chefe do Escritório de Resiliência Climática, Aristeu Ismailow. e outras autoridades locais se reuniram um passo crucial para aprimorar a capacidade da cidade de lidar com desafios climáticos.