Líderes Locais compromissados com o Desenvolvimento Resiliente

Líderes locais estão reconhecendo a necessidade de uma visão integrada que trabalhe em direção a um desenvolvimento resiliente nas cidades

02 de jun de 2014

Reprodução

Desenvolver cidades resilientes a desastres e impactos das mudanças climáticas, sem dúvida, tornou-se uma responsabilidade de todos os líderes locais. Isso se tornou evidente durante as deliberações de aproximadamente 400 especialistas, e técnicos que se reuniram no congresso Cidades Resilientes 2014: O 5° Fórum Global sobre Resiliência Urbana e Adaptação em Bonn, Alemanha.

 

O congresso reuniu 90 representantes de governos locais, assim como especialistas de organizações internacionais, governos nacionais, instituições de pesquisa, empresas e mídia.

 

Líderes locais estão reconhecendo a necessidade de uma visão integrada que trabalhe em direção a um desenvolvimento resiliente nas cidades. Sua Alteza Real, Príncipe de Gales, disse em sua mensagem de abertura do congresso Cidades Resilientes 2014, ‘’A necessidade dessa visão integrada agora é urgente e é por isso que encontros como esse são vitalmente importantes para articular uma visão geral, e ajudar a estabelecer caminhos para uma base factual e engajar o mundo para a mudança. Então, apenas posso parabenizar o ICLEI pela liderança nessa área nos últimos anos.’’

 

O Fórum Cidades Resilientes contou com avanços em relação ao financiamento a ações resilientes com uma grande melhoria no entendimento das barreiras de financiamento para medidas de adaptação e o aumento relevante de parcerias para enfrentar esses desafios. Contudo, são poucas as melhoras na implementação e impactos, então governos locais estão buscando alternativas para financiar seus esforços à resiliência, usando seus próprios recursos, fluxo de rendas locais e mecanismos fiscais para alavancar outros financiamentos. Para a Prefeita, Diane Watts’ (Surrey, Canadá), a solução para ‘’financiamento verde’’, sugerindo à Nancy Saich´s do Banco Europeu de Investimento, é tirar o rótulo de clima e buscar financiamento em setores menores que incluam adaptação. Também foi demonstrado no congresso um grande interesse e inovação em projetos de infraestrutura criativa, especialmente no setor de adaptação baseada em ecossistemas.Projetos de Singapura, como o ‘Garden by the Bay’ e o ‘Bishan Ang Mo Kio Park’, são grandes exemplos de transformação de déficits de água doméstica e pedaços de concreto de inundações em atrações turísticas auto-suficientes e áreas verdes.

 

As cidades estão em busca de maneiras inovadoras para financiamento à resiliência e desenvolvimento de infraestrutura, enquanto adaptam-se as mudanças climáticas. Isso se tornou mais evidente com o acontecimento de eventos climáticos atípicos e outros desastres em muitas partes do mundo. Há uma urgência para todas as cidades em trabalhar a vulnerabilidade em assentamentos, reduzindo riscos e desenvolvendo a resiliência através do engajamento de múltiplos públicos envolvidos. O engajamento de um grande número de públicos envolvidos é necessário, não somente entre pesquisadores e técnicos, mas também com diferentes níveis de governos para direcionar e financiar esforços ao desenvolvimento resiliente.

 

Desenvolvimento resiliente também foi o foco do Fórum de Prefeitos sobre Adaptação (MAF, singla inglês). O fórum, organizado pelo Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, presenciou a inclusão do tema resiliência, como componente chave do ‘Meta de Desenvolvimento Urbano Sustentável’ (Urban SDG, em inglês). O discurso do ‘Urban SDG’ foca na criação de cidades produtivas inclusivas resilientes.

 

O Presidente do ICLEI, David Cadman, disse: ‘’É inspirador ver as cidades tão envolvidas e sendo tão inovadoras. Cidades são essencialmente sobre as pessoas que vivem nelas. Nós queremos desenvolver a inclusão, segurança, cidades sutentáveis’’.

 

Com a conclusão do 5° Fórum Global de Resiliência Urbana e Adaptação, nós convidamos você para a 6º edição, do dia 8-10 de Junho de 2015 em Bonn, Alemanha. Ademais, para elevar a resiliência e adaptação na região da Ásia, com foco em países em desenvolvimento, apresentamos a 1ª Conferência de Cidades Resilientes da Ásia, de 11-15 de Fevereiro de 2015 em Bangkok, Tailândia.

 

Tenha acesso as apresentações realizadas durante o Resilient Cities 2014 aqui.

 

Confira as fotosvídeos e blog do evento.

 

Veja também os boletins dos três dias do congresso: Dia 1 – Dia 2 – Dia 3