Lançamento da Rede Global de Cidades Líderes em Compras Públicas Sustentáveis

A criação da Rede reforça o aumento de interesse e compreensão internacional sobre a importância das compras públicas na luta contra mudanças climáticas

11 de abr de 2015

Reprodução

O Governo Metropolitano de Seul e o ICLEI uniram forças para estabelecer uma Rede Global de Cidades Líderes em Compras Públicas Sustentáveis (CPS). O objetivo é criar uma rede mundial de cidades líderes que compartilhe e desenvolva suas capacidades para implementar a sustentabilidade e a inovação nas compras públicas, incentivando a transição para a produção e consumo sustentáveis. A Rede foi lançada no Congresso Mundial ICLEI 2015 em Seul (Coréia do Sul) no dia 11 de Abril de 2015.

 

A criação da Rede reforça o aumento de interesse e compreensão internacional sobre a importância das compras públicas na luta contra mudanças climáticas. Visa sensibilizar sobre os benefícios de compras públicas sustentáveis e inovadoras, e desenvolver um quadro político favorável.

 

As compras públicas representam uma parte significativa dos gastos públicos. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), uma média de 15 por cento do produto interno bruto mundial é gasto em compras públicas a cada ano, um valor de mais de US $ 10 trilhões. Este poder de compra é o que faz a transição para as compras públicas sustentáveis tão poderosa. Os gastos públicos tem real potencial para promover mudanças, alcançar resultados relevantes para as organizações e proporcionar benefícios tangíveis para o meio ambiente e bem-estar da nossa sociedade.

 

O comprometimento com CPS permite às autoridades locais investir no futuro de suas cidades e pode encorajar ativamente a inovação e empreendedorismo local. É uma ferramenta essencial para assegurar a qualidade de vida nas cidades, por exemplo, melhorando a qualidade do ar e reduzindo os níveis de resíduos. As CPS também tem potencial para melhorar a eficiência de custo e eficácia dos serviços públicos.

 

Entre os participantes fundadores da Rede estão cidades como Seul (Coréia do Sul), Cidade do Cabo (África do Sul), Helsinki (Finlândia), Ghent (Bélgica) e Rotterdam (Países Baixos). Estas cidades se comprometem a assumir um papel exemplar em todo o mundo, colocando as CPS em ação por meio da criação metas ambiciosas e mensuráveis e do desenvolvimento de uma estratégia de implementação clara, incluindo avaliações de desempenho.

 

As cidades atuarão como líderes mundiais e regionais de CPS, comprometendo-se a promover e acelerar sua adoção em larga escala por outras cidades.
Exemplos recentes de tal liderança incluem os compromissos de Helsinki, cidade membro do ICLEI, para atingir 100 por cento de compras públicas sustentáveis até 2020 e uma chamada pública para a ação lançada pela capital francesa Paris no período de preparação para a COP21. Cidades estão numa posição única para desenvolver e apresentar soluções práticas, que podem ser replicadas e adaptadas a outros ambientes urbanos.

 

Os pilares fundamentais da Rede são a definição de metas, a execução e o acompanhamento das medidas. Para este fim o ICLEI desenvolverá um mecanismo de acompanhamento padrão para os participantes, para calcular os benefícios ambientais e financeiros das CPS. Esta capacidade de medir as economias irá fornecer evidências convincentes do impacto que práticas de compras mais sustentáveis podem ter.