INTERACT-Bio: ICLEI entrega jardim de chuva no município mineiro de Contagem

Obra faz parte do projeto INTERACT-Bio, que visa melhorar o uso e a gestão da natureza nas cidades por meio de Soluções baseadas na Natureza

22 de mar de 2022

Fotos: Elias Ramos / PMC

O ICLEI América do Sul finalizou mais uma etapa do projeto INTERACT-Bio no Brasil. Na manhã desta terça-feira, 22, o ICLEI e a Prefeitura de Contagem entregaram um jardim de chuva, instalado na Praça Presidente Tranquedo Neves. O equipamento urbano funciona como um pequeno reservatório de água e, associado a outras soluções de infraestrutura, ajuda na infiltração das águas da chuva.

 

 

E, justamente por causa da chuva, a solenidade de entrega foi transferida para o auditório da Prefeitura Municipal de Contagem. O projeto deve ser reproduzido em outros pontos críticos da cidade, que têm problemas com inundações na época das chuvas.

 

 

O vice prefeito de Contagem, Ricardo Faria, acredita que o projeto é a o melhor exemplo de aliar teoria e prática no caso dos das Soluções baseadas na Natureza (SbN). “Trata-se de um projeto relativamente simples, com soluções fortes e concretas”, resumiu.

 

 

O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, afirmou que o projeto é uma forma de democratizar o conhecimento e colocar em prática a teoria das SbN.

 

 

Os jardins de chuva são estruturas que contribuem para a captação da água da chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam sua infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático. Quando associada a um conjunto de soluções de infraestrutura verde (como biovaletas, lagoas de retenção e terraços de chuva), essa técnica aumenta a biodiversidade local e a infiltração das águas da chuva, além de contribuir para uma boa manutenção do ciclo da água em áreas urbanas.

 

 

Para Silvio Mota, técnico da empresa Guajava, responsável pela execução do projeto, o Jardim superou as expectativas e já mostrou sua eficácia. “Recentemente, tivemos um período de muita chuva e o jardim, além de melhorar a absorção da água, ainda atua como um impermeabilizante”, explicou.

 

 

Também participaram da solenidade a secretaria de Meio Ambiente de Contagem, Maria Theresa Camisão, a diretora geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Batista,  a analista de projetos do ICLEI Sams, Marília Israel e ainda, o subsecretário de Meio Ambiente, Paulo Maia.

 

 

 

 

Sobre o INTERACT-Bio


Além de Contagem, Belo Horizonte, Campinas e Londrina também foram contempladas com projetos do INTERACT-Bio no Brasil. O programa tem como objetivo encontrar na natureza, soluções para os problemas decorrentes de questões ambientais.

 

 

O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão do meio ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), por meio da Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.  No Mundo, três países estão engajados neste programa: Brasil, Tanzânia e Índia. A instituição alemã Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung (UFZ) fornece o suporte técnico para os componentes do projeto relacionados à avaliação de ecossistemas. O Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica também é parceiro da iniciativa.

 


Voltar
Compartilhe