INTERACT-Bio: ICLEI lança vídeos com experiências de Soluções baseadas na Natureza

Projetos demonstrativos foram implementados em Campinas, Londrina, Belo Horizonte e Contagem

20 de maio de 2022

📸 Crédito: Marcos Bruvic

Como forma de compartilhar boas experiências e sensibilizar gestores públicos e a população para a importância de encontrar na natureza soluções para problemas urbanos, o ICLEI América do Sul lançou série de cinco vídeos sobre iniciativas implementadas em três Regiões Metropolitanas, selecionadas para participar do projeto INTERACT-Bio em 2017. 

 

 

As cidades de Campinas (SP), Londrina (PR), Belo Horizonte e Contagem (MG) foram contempladas com projetos demonstrativos de Soluções baseadas na Natureza (SbN). As iniciativas, implementadas pelo ICLEI em parceria com as prefeituras e apoiadores locais, formam o enredo dos pocket vídeos educativos, disponibilizados nas versões português e legendado em inglês. Os vídeos trazem depoimentos de especialistas, gestores públicos e parceiros envolvidos com a implementação dos projetos.

 

 

Um deles aborda a revitalização da nascente do Lago Cabrinha, cartão postal de Londrina que recebeu espécies vegetais para contribuir com a redução da poluição. Também foram criadas pequenas piscinas de rochas para reduzir a velocidade da água da chuva no corpo d’água e, consequentemente, a erosão e o assoreamento do lago. 

 

 

Outros dois vídeos abordam os dois jardins de chuva, que funcionam como pequenos reservatórios de água, instalados no Parque Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, e na Praça Presidente Tancredo Neves, em Contagem. 

 


Um quarto vídeo trata das três passagens de fauna (corredores ecológicos) instaladas na estrada da Rhodia e na rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, na Região Metropolitana de Campinas. As pontes arborícolas conectam as margens das vias, reduzindo as chances de  atropelamento de animais silvestres e acidentes. 

 

 

O quinto e último vídeo traz um panorama geral das iniciativas e chama a atenção para a implementação de projetos de SbN.

 

 

O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, comemora a disseminação do conhecimento do projeto INTERACT-Bio. “Essa parceria entre vários escritórios do ICLEI, envolvendo o ICLEI África, o ICLEI South Asia e o Centro de Referência em Biodiversidade do ICLEI, em Cape Town, unifica e fortalece a nossa Rede no que se refere à ação pelo desenvolvimento sustentável local.”

 

 

O INTERACT-Bio é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), por meio da Iniciativa Internacional para Proteção do Clima (IKI). Além do Brasil, o projeto também é implementado na Índia e na Tanzânia, integrando aspectos de biodiversidade em mecanismos de planejamento urbano e contribuindo para o cumprimento das Metas de Aichi.

 

 

➡️ Clique aqui para acessar a Playlist de vídeos em português.

 

➡️ Clique aqui para acessar a Playlist de vídeos legendados em inglês.

 

🎥 Vídeos: Maniva Produtora

 

 

 


📸 Fotos: Marcos Bruvic | Maniva Produtora

 

Texto: Cibele Carneiro

Tags: INTERACT-Bio


Voltar
Compartilhe