As inscrições para a quarta edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em parceria com o ICLEI Brasil, foram reabertas para cidades que fazem parte da Amazônia Legal até o dia 27 de novembro. As inscrições são válidas para municípios amazônicos com população de 10 mil a 1 milhão de habitantes, com quatro vagas disponíveis.
Desde 2021, o LUPPA reúne gestores municipais de todo o Brasil engajados com a pauta dos sistemas alimentares saudáveis e acessíveis. A diversidade territorial é um dos elementos mais importantes para a troca de experiências que o LUPPA possibilita: ao integrar municípios de todos os biomas brasileiros, o aprendizado do intercâmbio entre as cidades LUPPA conta com os ângulos e oportunidades únicos de cada território. Por isso, 40% das vagas são reservadas para cidades localizadas na área da Amazônia Legal.
Para Francine Xavier, diretora do Comida do Amanhã, essa é uma oportunidade das cidades amazônicas terem o apoio que precisam para lidar com as suas políticas públicas alimentares. “A participação da Amazônia Legal no LUPPA apoia os municípios a endereçarem seus desafios, oportunidades e especificidades de forma coerente e participativa para construção de políticas públicas alimentares que garantam o bem viver dos amazônidas aliado à preservação da sociobiodiversidade local”, pontou
Os municípios que integram o LUPPA têm acesso a seminários e oficinas gratuitas com instituições parceiras, suporte no desenvolvimento de políticas alimentares locais e acompanhamento com as cidades e organizações mentoras do programa. Além disso, anualmente participam do LUPPA LAB, um encontro imersivo presencial, onde gestores municipais podem trocar experiências e aprendizados entre si, com atividades e ferramentas práticas para pensar políticas alimentares que sejam adaptadas para cada município.
Gestores interessados devem ler o edital e enviar um formulário preenchido e carta assinada pelo prefeito ou vice-prefeito da cidade, conforme modelos disponíveis no edital.
Passo a passo para realizar a inscrição:
1. Ler o edital com todas as informações relevantes para o processo;
2. Preencher o formulário de inscrição;
3. Anexar no formulário a carta de compromisso conforme modelo disponível no edital;
Os municípios interessados devem ler o edital e enviar um formulário preenchido e carta assinada pelo prefeito ou vice-prefeito da cidade, conforme modelos disponíveis no edital.
Sobre o LUPPA:
O LUPPA – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares é um programa do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do Instituto Clima e Sociedade (iCS), da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus. Conta também com o apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.
O LUPPA foi idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos.