ICLEI, SEDET e Prefeitura de Curitiba lançam chamada pública “Mutirão pelo Clima” para valorizar ações locais em prol da ação climática

As inscrições para o edital são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online até o dia 18 de agosto de 2025.

13 de ago de 2025

Como parte das ações preparatórias para Conferência da Mata Atlântica, o ICLEI América do Sul e a Prefeitura de Curitiba, com apoio do Estado do Paraná, lançam a chamada pública “Mutirão pelo Clima”. A iniciativa tem como objetivo identificar, valorizar e fortalecer projetos liderados por jovens, com foco em adaptação às mudanças climáticas e construção de resiliência nos territórios.

 

Inspirado pela segunda carta da Presidência da COP, o edital convida coletivos juvenis e escolas de Curitiba a apresentarem ações que respondam aos impactos do clima em escala local. Essas iniciativas serão exemplos de contribuições autodeterminadas, conceito apresentado na segunda carta da Presidência da COP, que propõe ações locais, voluntárias e complementares às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), conectando as metas globais à realidade dos territórios — especialmente às vivências e desafios enfrentados pelas juventudes.

 

As inscrições para o edital são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online até o dia  18 de agosto de 2025. As três melhores serão premiadas durante a programação da Conferência da Mata Atlântica, que acontecerá em Curitiba nos dias 19 a 21 de agosto de 2025.

 

Esta é uma oportunidade de dar visibilidade a soluções transformadoras protagonizadas por juventudes, que refletem os saberes, a diversidade e a potência das comunidades locais frente à crise climática. Participe!

 

Confira o edital: Clique aqui

Inscreva sua iniciativa: Formulário de Inscrição


Voltar
Compartilhe