O ICLEI América do Sul, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação, lançou a III Edição do Programa de Aceleração ICLEI Innovation. Nesta rodada, o tema central é “Soluções Baseadas na Natureza para a Construção de Cidades Resilientes”. O objetivo é identificar e apoiar startups que utilizam Soluções Baseadas na Natureza (SbNs) como ferramentas essenciais para aumentar a resiliência urbana, promovendo simultaneamente benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Durante o evento de kickoff, os participantes conheceram o cronograma, as regras do programa e discutiram os desafios e expectativas para a reconstrução de Porto Alegre. Cada startup selecionada teve a oportunidade de apresentar sua proposta, destacando soluções inovadoras que podem contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes.
As startups selecionadas foram:
- Capim
- Atena ESG
- +abelhas
- PVSA (Programa de Valoração por Serviços Ambientais) da Prefeitura de Itabirito – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Programa Contagem das Nascentes da Prefeitura de Contagem – Superintendências de Políticas Socioambientais e de Fiscalização
- Gustavo Bartelli – Soluções Baseadas na Natureza
- Parque Urbano com SBN da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal – SEMURB
- PURA – Culturas Regenerativas & Soluções Baseadas na Natureza
- Smart Composer Vr
- Ecotelhado
Essas startups foram selecionadas por sua capacidade de aplicar SbNs ao ambiente urbano, visando a ampliação da resiliência das cidades e atendendo a múltiplos objetivos, como a promoção da biodiversidade, adaptação e mitigação à crise climática, além de melhorias na saúde e bem-estar da população por meio da infraestrutura verde.
Soluções Baseadas na Natureza: conceito e categorias
As SbNs, conforme definidas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), são ações que protegem, gerenciam de forma sustentável e restauram ecossistemas naturais ou modificados, com o objetivo de enfrentar desafios da sociedade enquanto promovem o bem-estar humano e a biodiversidade. Essas soluções são classificadas em cinco categorias principais:
- Restauradoras (restauração ecológica, restauração da paisagem e engenharia ecológica)
- Por objetivo (adaptação e mitigação baseadas em ecossistemas, redução de riscos de desastres e serviços de adaptação climática)
- Infraestrutura (natural e verde)
- Gerenciamento (gestão integrada de zonas costeiras e recursos hídricos)
- Proteção (abordagens de gerenciamento de áreas de conservação).
O Programa ICLEI Innovation tem grande potencial para mapear soluções sustentáveis, divulgar iniciativas inovadoras e difundir boas práticas entre cidades e empreendedores. Além disso, busca estimular novos talentos através da educação formadora, criar políticas de apoio, promover parcerias, e encontrar financiamento para startups focadas em SbNs.
A atual iniciativa visa escalar o impacto dos negócios inovadores selecionados, oferecendo acesso a uma rede de mentores, composta por governos locais, executivos parceiros, financiadores, e especialistas. Além disso, o programa fomenta a geração de tecnologias aplicadas aos desafios urbanos, com foco no desenvolvimento sustentável. Essas soluções não só ajudam a mitigar os efeitos da crise climática, como também promovem a resiliência das cidades diante dos impactos ambientais.
Esta edição do Programa de Aceleração ICLEI Innovation foi realizada em parceria com o Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, e conta com o patrocínio da Water Offset e da MRV (Parceira ICLEI 2024). Entre os parceiros institucionais estão o South Summit Brazil, o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, a Coalizão pelo Impacto e a Ousaria.
Juntos, esses parceiros estão empenhados em promover a inovação urbana sustentável e transformar Porto Alegre em uma cidade modelo em resiliência e sustentabilidade.