ICLEI e Prefeitura de Porto Alegre realizam encontro para debater a Sustentabilidade e o Planejamento Urbano sob a ótica da Inovação

O 2º Encontro Regional ICLEI Sul acontece de 16 a 18 de Agosto

13 de jul de 2023

Créditos: Filipe Karam/PMPA

Entre os dias 16 a 18 de agosto próximos, a cidade de Porto Alegre (RS), sediará a 2a. edição do Encontro Regional ICLEI Sul. O tema central deste evento é “Inovação Urbana pela Sustentabilidade” e tem como objetivo iluminar as ações locais e regionais relacionadas a estas temáticas. 

 

O 2º Encontro Regional ICLEI Sul visa reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros (academia, setor privado e sociedade civil), assim como outros atores interessados no desenvolvimento urbano sustentável, para apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento e a contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento à emergência climática, por meio de ações colaborativas pautadas nos 5 (cinco) caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas. 

 

Espera-se contar com a presença dos 14 governos locais associados ao ICLEI na região Sul, além da presença de convidados de outros governos interessados. O evento contará com a participação de técnicos das áreas de inovação urbana, sistemas alimentares, mobilidade urbana e outras, no sentido de qualificar a troca de experiências dos participantes, embasando as proposições de soluções. 

 

 

Destaques da Programação 

 

O evento contará com painéis e mesas redondas sobre gestão de dados e instrumentos de planejamento urbano inovadores, além da apresentação dos resultados da 2ª rodada do ICLEI Innovation, o programa de aceleração de startups do ICLEI, que teve como tema sistemas alimentares sustentáveis e circulares. Dentro da programação acontece, ainda, uma sessão da série Diálogos pela Resiliência e Gestão de Riscos Urbanos, que visa criar uma comunidade ampliada de aprendizado com governos locais do Brasil e da América Latina sobre os desafios e oportunidades de adaptação e gestão de risco e desastre em nível local, assim como os custos de desatres e formas de financiamento. Por fim, os representantes de cidades ICLEI poderão participar de uma visita técnica que demonstrará como os temas discutidos podem ser aplicados ao desenvolvimento urbano.

 

 

Encontros ICLEIs ganham notoriedade pela audiência qualificada

 

Com um olhar orientado à promoção de parcerias efetivas que permitam que os associados participantes reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas, o Encontro converte-se adicionalmente em um espaço para networking que incentiva a cooperação, a participação, a inclusão e a inovação. 

 

O 2º Encontro Regional Sul do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, correalizado pela Fundação Konrad Adenauer e Fórum CB27. Também conta com a parceria da MRV (Parceira do ICLEI em 2023), e com o apoio institucional do Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia, da iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030),  ACA Brasil e CDP Latin America.

 

 

🤝 Sua empresa pode participar como apoiador desta iniciativa. Consulte edital de convocatória a parceiros e patrocinadores.

 

 

Serviço: 

2º Encontro Regional ICLEI Sul

🗓️ Data: 16 a 18 de Agosto de 2023

📍 Local: Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS)

Tags:


Voltar
Compartilhe