ICLEI e Itaminas firmam acordo inédito para impulsionar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável no setor da mineração

Parceria estratégica irá transformar Sarzedo em território-modelo e posicionar a Itaminas como referência nacional e internacional em práticas avançadas de sustentabilidade, segurança e governança

18 de jul de 2025

 

O  ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade acaba de assinar um acordo de cooperação com a Itaminas Mineração, referência em inovação e sustentabilidade no setor de mineração, para o desenvolvimento de uma agenda inovadora que une meio ambiente, impacto social, segurança comunitária e governança pública. A parceria consolida a visão estratégica da Itaminas expressa em seu conceito ES²G – acrônimo que agrega, de forma inédita no setor mineral, os pilares Meio Ambiente, Social, Segurança e Governança (Environment, Social, Safety e Governance). Mais do que um compromisso institucional, o ES²G traduz a ambição da empresa em transformar a mineração em um vetor de desenvolvimento humano e regeneração ambiental, com foco não apenas em resultados internos de desempenho da empresa, mas principalmente nos impactos para a sociedade e o território onde atua.

 

Um marco para a mineração brasileira

 

Pelo acordo firmado, o ICLEI conduzirá, em parceria com a Prefeitura de Sarzedo, a aplicação da metodologia internacional Voluntary Local Review (VLR) para mapear indicadores locais conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto também inclui a criação de uma Matriz de Materialidade para orientar investimentos sociais e ambientais da empresa, além da implementação do Retorno Social sobre Investimento (SROI – Social Return on Investments) para mensurar, com dados concretos, o impacto real das ações da Itaminas na comunidade.

 

Na prática, isso significa que a Itaminas vai investir em ações concretas, conectadas aos ODS, mas com impacto direto no cotidiano da população. No campo ambiental, por exemplo, um dos focos será a melhoria da qualidade das águas do Parque Natural Cachoeira de Sarzedo, um espaço simbólico para a cidade. Projetos de recuperação ecológica, infraestrutura para uso público e monitoramento de balneabilidade fazem parte da agenda. 

 

No campo social, a meta é ir além da ampliação dos programas já existentes: a parceria com o ICLEI permitirá que a Itaminas adote metodologias para mensurar o impacto social de cada iniciativa, assegurando que os investimentos gerem mais oportunidades para a população, e que ajudem as pessoas a prosperarem e melhorem efetivamente a qualidade de vida dos moradores – sobretudo nos bairros mais vulneráveis do entorno da mineração. “O acordo com a Itaminas é um exemplo potente de como o setor privado pode assumir um papel protagonista na transformação territorial. Ao adotar metodologias internacionais e trazer a comunidade para o centro das decisões, estamos ajudando a construir um modelo replicável de mineração responsável e regenerativa, que alia desenvolvimento econômico, justiça social e resiliência climática. Sarzedo tem agora a oportunidade de se tornar referência não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina”, afirma Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.

 

A assinatura do acordo com o ICLEI, uma das instituições mais respeitadas globalmente no campo do desenvolvimento sustentável, reforça a credibilidade e o compromisso da Itaminas com uma agenda ESG de excelência. A parceria confere legitimidade internacional à estratégia da empresa, que se posiciona não apenas como cumpridora de obrigações legais, mas como protagonista de uma nova geração de mineração, orientada por impacto, transparência e inovação territorial. “Essa iniciativa inaugura um novo paradigma. Queremos demonstrar, com evidência e metodologia, que é possível fazer mineração de forma regenerativa, contribuindo diretamente para que Sarzedo se torne um território mais resiliente, próspero e feliz”, afirma Thiago Coelho Toscano, presidente da Itaminas. “Nossa meta é que os bairros do entorno da nossa operação sejam os melhores lugares para se viver na cidade – e que isso seja comprovado por indicadores sociais e ambientais.”

 

A prefeita de Sarzedo, Rita de Cássia, também celebrou a iniciativa: “Esse acordo marca um novo momento para Sarzedo. Ao lado da Itaminas e do ICLEI, vamos construir políticas públicas mais efetivas, com base em dados e diálogo com a comunidade. É um passo importante para tornar nossa cidade uma referência em bem-estar, sustentabilidade e governança participativa.”

 

Segurança como valor compartilhado

 

Destaque entre os compromissos da Itaminas está a segurança, não apenas dentro das operações, mas também como um valor comunitário. A empresa já atua junto à Defesa Civil Estadual e irá colaborar na implementação do programa global da ONU Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), transformando Sarzedo em um modelo de resiliência frente a desastres naturais e humanos.

 

Governança que transborda

 

Reconhecida por sua governança interna, a Itaminas agora avança para apoiar também a governança pública. Em conjunto com o ICLEI e a Prefeitura de Sarzedo, a empresa apoiará a estruturação de um Conselho Municipal de Governança, com participação multissetorial, replicando práticas típicas do setor privado na gestão pública.

 

Reconhecimento internacional

 

A iniciativa coloca a Itaminas em rota para certificações e premiações globais de ESG e boas práticas de governança, como o B Corp Certification, o Ethical Boardroom Awards e o Global Good Governance Awards, consolidando sua posição como referência mundial em inovação no setor mineral.

 

Sobre a Itaminas

 

A Itaminas é uma empresa brasileira de mineração de ferro com atuação sustentável e inovadora. Com sede em Sarzedo (MG), busca integrar sua produção à geração de valor social, ambiental e econômico para todos os seus stakeholders.

 

Sobre o ICLEI

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de zero carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI é o ponto focal dos Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA) tanto na Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima quanto na Convenção sobre Diversidade Biológica. Portanto, tem status consultivo junto à ONU, sendo porta-voz dos governos locais e regionais nas dinâmicas internacionais.

 

No Brasil, soma mais de uma centena de governos associados, sendo 11 Estados e 86 municípios (todas as capitais Brasileiras, com o objetivo de transformar acordos globais da pauta ambiental em ação local, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.


Voltar
Compartilhe