ICLEI e Governo de Pernambuco firmam acordo para engajar municípios na agenda climática

A Cooperação Técnica foi assinada pelos Secretários Rodrigo Perpétuo e José Bertotti, que detalhou as políticas públicas sustentáveis adotadas pelo Estado

18 de mar de 2022

Fotos: Guilherme Paiva

O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas PE), José Bertotti, assinaram, na manhã de quinta-feira (17), Acordo de Cooperação Técnica durante o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, no Centro de Artesanato. Por meio da parceria, o ICLEI irá apoia a Semas PE no engajamento e capacitação de municípios do Estado para o desenvolvimento de agendas climáticas locais no âmbito do projeto “Pernambuco no Clima: Fortalecimento de Capacidades para Ação Climática Local”.

 

 

Para Perpétuo, o Acordo que simboliza a necessária articulação entre os diferentes níveis de governo para acelerar a agenda climática. “O Inventário do Estado de Pernambuco contém dados desagregados para cada um dos municípios. Por meio da parceria, o ICLEI tem a honra de poder ajudar esses municípios a se apropriarem destes dados para a implementação de ações complementares às do Estado e vinculadas à realidade de cada território.”

 

 

Na ocasião, Bertotti agradeceu a parceria com o ICLEI e a oportunidade de fortalecimento dos municípios nas ações de descarbonização e apresentou o Plano de Descarbonização de Pernambuco. O documento, estratégico para o enfrentamento da crise climática, foi lançado na abertura da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e do I Econtro Nacional do ICLEI Brasil. Bertotti destacou trabalho pela extinção de lixões em municípios pernambucanos e disse que a meta do governo é eliminar esses passivos, que emitem gases de efeito estufa e agravam a crise climática.

 

 

“Estamos trabalhando com o que já foi feito e com o que precisa avançar. O Plano de Descarbonização de Pernambuco traz 46 soluções tecnológicas, que apresentam as possibilidades de desenvolvimento e agregação de valor para nossa economia. Essas soluções serão desenvolvidas em Pernambuco pelas nossas universidades e institutos de pesquisa, podendo haver também parcerias com outras universidades brasileiras e até mesmo europeias”, explicou Bertotti.

 

O secretário detalhou ainda as ações implementadas pelo governo estadual rumo a uma economia mais sustentável e justa para toda a população. “As ideias que a gente discute aqui no ICLEI são muito importantes, mas essas ideias precisam ser colocadas em prática. Por isso, agradeço o fato de contarmos com o apoio do governador Paulo Câmara”, concluiu Bertotti.

 

 

Também participaram da sessão “Neutralidade de carbono na América Latina: o case de Pernambuco”, mediada pela Secretária Executiva da Semas, Inamara Mélo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Presidente do Comitê Executivo Regional e Enviado Especial do ICLEI para a América Latina, Geraldo Júlio; Stephanie Horel, Coordenadora de Programas da Delegação da União Europeia no Brasil; e  Melanie Hopkins, Vice-embaixadora do Reino Unido em Recife.

 

 

 

Mitigação climática

 

Na segunda parte da sessão, experiências e boas práticas de mitigação de gases de efeito estufa foram apresentadas por representantes de governos estaduais e municipais. Além dos exemplos de Pernambuco, os presentes puderam conhecer experiências do Estado de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Porto Alegre, João Pessoa e Brejo da Madre de Deus.

 

 

Participaram como palestrantes Andreia Banhe, Gerente de Estados e Regiões do CDP; Samanta Della Bella, Superintendente de Sustentabilidade e Clima SEMAS PE; Márcia Telles, Secretária de Meio Ambiente da Bahia; Renata Araújo, Chefe de Gabinete da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais; Rovana Bortolini, Diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade de Porto Alegre; Welison de Araújo, Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa; Leonardo Porto Ferreira, Secretário Executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina; Eduardo Trani, Subsecretário do Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e Roberto Asfora, Prefeito do Brejo da Madre de Deus.

 

Tags:


Voltar
Compartilhe