O ICLEI América do Sul realizou, no dia 24 de junho, um evento online para apresentar o TAP Brasil, versão nacional do Transformative Actions Program (TAP), um programa global criado para apoiar projetos transformadores liderados por governos locais, com foco em ações climáticas ambiciosas e sustentáveis.
Implementado em parceria com o Secretariado Mundial do ICLEI, o TAP Brasil foi concebido para fortalecer o desenvolvimento e a viabilidade de projetos climáticos por meio de uma melhor conexão com o ecossistema de financiamento climático do país. A chamada para submissão de projetos está aberta até 30 de setembro de 2025, e é voltada a estados e municípios de todas as regiões brasileiras.
Durante o evento, representantes do ICLEI, da CCFLA e de outras instituições parceiras detalharam o funcionamento da chamada e esclareceram dúvidas sobre o processo de inscrição. A programação incluiu ainda uma contextualização sobre o cenário atual do financiamento climático no Brasil e as vantagens de se obter o Selo TAP, uma chancela que reconhece projetos com alto grau de ambição, viabilidade e impacto positivo.
Perdeu o evento? Você pode assistir à gravação completa no canal do ICLEI América do Sul no YouTube: Evento de apresentação do TAP Brasil
Sobre o TAP Brasil
O TAP Brasil recebe apoio institucional do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e é apoiado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pelo Fundo Mundial de Desenvolvimento das Cidades (FMDV), pela Cities Climate Finance Leadership Alliance (CCFLA) e pelo CDP, que integram o Comitê Avaliador Externo.
Além da visibilidade e do acesso a financiadores nacionais e internacionais, todos os projetos inscritos receberão assistência técnica leve da equipe ICLEI. Os governos associados à rede ICLEI contarão ainda com capacitações exclusivas durante o ciclo de implementação.
A plataforma TAP já apoiou, globalmente, 454 projetos em seus 10 anos de existência, totalizando uma carteira de US$ 1,8 bilhão. Cerca de 41% dos projetos que receberam o Selo TAP já conquistaram financiamento. Entre os exemplos de sucesso, está o projeto Palmas Recicla, que vem contribuindo com a economia de energia e a redução de emissões de gases de efeito estufa no município de Palmas (TO).
Como participar
As inscrições estão abertas até 30 de setembro de 2025. Para submeter um projeto, acesse o formulário de inscrição.
Após o envio, a equipe do ICLEI poderá entrar em contato para solicitar complementações e apoiar tecnicamente o aprimoramento do projeto, visando seu fortalecimento estratégico para apresentação aos financiadores.
Dúvidas?
Entre em contato com a equipe ICLEI: felipe.jukemura@iclei.org e victor.lopes@iclei.org