Tornar as cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis é um dos desafios propostos pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Considerando quatro dimensões (social, ambiental, econômica e institucional), o propósito é até 2030 construir um caminho de sustentabilidade nos territórios por meio de medidas consistentes e transformadoras. Entre elas, destacam-se descarbonização, transição energética e implementação de Soluções baseadas na Natureza.
Em alinhamento a esta temática, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, rede global que congrega mais de 2.500 governos locais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, realizará, de 6 a 8 de junho, o 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, que terá como tema central “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis”. A cidade de Palmas, no Tocantins, será a sede do evento e receberá representantes do Poder Público de diversos Estados e municípios brasileiros, convidados de governos da América do Sul e representantes de todas as esferas da sociedade civil, engajados com o enfrentamento da crise climática.
“Cidades, Estados e regiões brasileiras dos mais diversos portes e níveis de desenvolvimento socioeconômico devem adaptar suas políticas públicas e projetos para atingir as metas locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento de cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis. É necessário buscar as melhores práticas para embasar essas atividades, e a cooperação entre atores é fundamental para alcançarmos a tempo um futuro mais limpo, resiliente e em harmonia com a natureza”, explica Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.
Mais informações sobre o evento
O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil ocorrerá no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues de Palmas e será realizado de forma simultânea à Semana do Meio Ambiente de Palmas e ao XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). O CB27 reúne os Secretários e Secretárias das pastas responsáveis pelo meio ambiente das Prefeituras de 26 capitais brasileiras e do governo do Distrito Federal com o compromisso de fortalecer a ação coordenada das pastas, promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda. Neste encontro nacional do grupo, o tema prioritário de debate será inovação para a sustentabilidade.
Entre os especialistas confirmados estão: Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Lilian Rahal, Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social; Inamara Melo, Coordenadora Geral das Políticas de Adaptação no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Carlos da Fonseca, Assessor Especial de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Salomar Mafaldo, Coordenador-Geral de Cidades Sustentáveis no Departamento de Meio Ambiente Urbano da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental; Rafael Zavala, Alto Representante da FAO no Brasil; Stephanie Horel, Diretora de Programa para as Américas na Delegação da União Europeia no Brasil; Renato Jayme da Silva, Presidente da Naturatins; Izabela dos Santos, Especialista em Governança e Resiliência de biomas aquáticos na The Nature Conservancy Brasil; Francine Xavier, Diretora-Geral do Comida do Amanhã; Maria Clara Nascimento; Coordenadora de Cidades, Estados e Regiões do CDP América Latina; Sérgio Brazão, Assessor Especial para a COP 30 de Belém; Carlos Joly, Professor Emérito UNICAMP; Cecília Guerra, Executiva de Ação Climática e Biodiversidade Positiva da CAF; Ana Carolina Abreu, Coordenadora de Projetos de descentralização e desenvolvimento sustentável na Fundação Konrad Adenauer; Eduardo Tadeu Pereira, Diretor Executivo Associação Brasileira de Municípios; Alessandra Peres, Senior Fellow de Finanças Verdes do ICLEI; Maria Caldas, Senior Fellow de Desenvolvimento Urbano Sustentável do ICLEI América do Sul; e Maíra Colares, Senior Fellow de Sistemas Alimentares do ICLEI.
O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Palmas, correalizado pela Fundação Konrad Adenauer e Fórum CB27. Também conta com a parceria da MRV (Parceira do ICLEI em 2023), da BRK, da Enel X e da Energisa; e com o apoio institucional da União Européia por meio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas), iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), ACA Brasil, CDP Latin America e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP).
Confira alguns destaques da programação:
- Mesa Redonda de lideranças mulheres sobre resiliência e gestão de risco, com a participação já confirmada da Coordenadora Geral das Políticas de Adaptação no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Inamara Melo; Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; da Prefeita de Francisco Morato, Renata Sene; da Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; da Diretora do Instituto Alziras, Michelle Ferreti; da Coordenadora Regional para as Américas e Caribe da MCR2030, Adriana Campelo; da Head de Reputação e Assuntos Corporativos Brasil, América Latina e Caribe na Unilever, Suelma Rosa.
- Lançamento do GAP Fund Set up Project e do Programa de Transição Energética nas Cidades.
- Apresentação do programa Cidades Emblemáticas de finanças climáticas.
- Debates sobre o Novo Marco Global de Biodiversidade, Global Stocktake, Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e Sistemas Alimentares Sustentáveis e Circulares.
- Cerimônia de entrega de Medalhas do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.
- Treinamentos: CDP-ICLEI Track e Inclusão de pessoas com deficiência na gestão de Riscos de Desastres e Resiliência da iniciativa MCR2030. Faça aqui sua inscrição gratuita e garanta sua vaga.
- Visita ao distrito de Taquaruçu em Palmas.
“Com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas que permitam que os associados participantes reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas, o Encontro converte-se adicionalmente em um espaço para networking, que incentiva a cooperação, a participação, a inclusão e a inovação. O ICLEI reforça a importância da participação de gestores públicos nesta oportuna jornada para ampliar os conhecimentos e práticas para combater a crise climática”, convida Perpétuo.
⏩ Confira aqui a programação completa.
⏩ Clique aqui para se inscrever.