ICLEI América do Sul irá liderar ciclo de capacitações e mentorias em finanças climáticas para iniciativa da UE via GCoM

A União Europeia por meio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas) lançou a iniciativa Cidades Emblemáticas, que irá apoiar 15 cidades a desenvolverem projetos concretos de ação climática

31 de jan de 2023

Crédito: Cibele Carneiro

O ICLEI América do Sul, junto com prefeitos e perfeitas da América Latina, participou nesta terça-feira (31/01), do lançamento da iniciativa Cidades Emblemáticas, da União Europeia por meio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas). Ao todo, 15 cidades foram selecionadas para receber apoio técnico para implementar projetos concretos de ação climática:

 

Argentina: Godoy Cruz e Paraná
Brasil: Serra Talhada, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador
Chile: Peñalolén, Santiago e Independência
Colômbia: Cartagena de Indias
Costa Rica: La Unión
Equador: Quito
México: Cidade do México e Zapopan
Peru: Jesús María

 

 

O ICLEI terá a responsabilidade de conduzir as Capacitações e Mentorias em Finanças Climáticas para as cidades participantes da iniciativa. O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou que a formação, que contará com 4 meses de trabalho e 3 ciclos ao longo de 2023, possui as seguintes referências estratégicas: conhecimento, cooperação e mentorias. “Para o ICLEI, é uma honra ser a instituição responsável pela condução das capacitações, que serão conduzidas a partir de um processo colaborativo com outras organizações e com os coordenadores nacionais do GCoM.” A capacitação será híbrida, com encontros virtuais e mentorias ao vivo por meio do AVA, a plataforma de aprendizagem do ICLEI.

 

Stephanie Horel, da União Europeia, destacou que as cidades que receberão assistência técnica para a elaboração de projetos concretos servirão de exemplo para as outras participantes do GCoM. “Estas cidades irão demonstrar que esta rede vai além do compromisso e que de fato implementam ações nos territórios que impactam os cidadãos com mais qualidade de vida.”

 

 

Hélinah Cardoso, Team Leader do GCoM, destacou que a iniciativa tem três diretrizes principais: conectar atores, fomentar a cooperação e avançar para a concretização das ações.

 

Clique aqui para saber mais sobre a Formação e Capacitação em Finanças Climáticas.

 

 

Tags:


Voltar
Compartilhe