Cláudio C. Maretti é especialista em áreas protegidas, ordenamento territorial, comunidades locais e tradicionais e desenvolvimento sustentável, com mais de 40 anos de experiência. Recentemente tem focado mais nas relações entre sociedade e natureza, cujos temas incluem conservação colaborativa, equidade, saúde e bem-estar, sistemas de áreas protegidas e conservadas, inclusive locais, territórios tradicionais e reconhecimentos internacionais, entre outros.
Atualmente é pesquisador, pós-doutorando sobre conservação colaborativa na Geografia USP (Universidade de São Paulo), consultor, senior fellow do Iclei e voluntário. É membro do Comitê de Especialistas da Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas (“EAGL”) para o Brasil, da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP) da UICN, da Rede Saúde e Natureza Brasil, do Conselho do Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat) e do Coletivo Socioambiental de Atibaia, entre outras contribuições.
Ao longo de sua carreira, foi presidente e diretor do ICMBio, coordenador do III Congresso de Áreas Protegidas da Latino-América e do Caribe (em Lima, 2019), vice-presidente regional da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN, líder da Iniciativa Global Amazônica pela Rede WWF, diretor do WWF-Brasil, coordenador técnico pela UICN na África Ocidental e diretor e técnico da Fundação Florestal de São Paulo, entre outras ocupações no país e internacionalmente.