Fórum CB27 reúne gestores locais para fortalecer a atuação rumo à COP30

Articulação estratégica entre Secretários(as) de Meio Ambiente das capitais da região sudeste estabelece prioridades de engajamento rumo à Conferência.

18 de jul de 2025

Berenice Domingues, coordenadora nacional-adjunta do CB27 e diretora da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Campo Grande, em fala durante a reunião do Fórum.

No dia 11 de junho, Campinas/SP sediou o Fórum Regional Sudeste do CB27, realizado durante o 2º Encontro ICLEI Sudeste, reunindo secretários(as) de Meio Ambiente das capitais da região, representantes da Prefeitura de Campinas e instituições parceiras. Com a aproximação da COP30, que ocorrerá em Belém/PA em novembro de 2025, o encontro foi um importante espaço de articulação para fortalecer a atuação das capitais brasileiras nas negociações climáticas internacionais e avançar na integração entre as agendas de clima e biodiversidade.

 

O almoço de engajamento reuniu lideranças como Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo; Lívia Galdino da Cruz Suzart, da Subsecretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Prefeitura do Rio de Janeiro; João Paulo Barreto, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e Braz Adegas Júnior, Secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas. Além de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), incluindo Mauricio Guerra e Inamara Santos Mélo; o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; e Hélinah Cardoso, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), entre outros parceiros nacionais e internacionais. 

 

Na pauta, os(as) secretários(as) destacaram a necessidade de uma comunicação estratégica com a sociedade para ampliar o engajamento social em torno das ações climáticas locais e de uma atuação municipalista mais assertiva na COP30, mostrando que as cidades são protagonistas na transição ecológica. Também reforçaram a importância da integração da agenda climática com a conservação da biodiversidade urbana, fundamental para aumentar a resiliência das cidades frente aos impactos das mudanças do clima. Berenice Domingues, coordenadora nacional-adjunta do CB27 e diretora da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Campo Grande, destacou a importância dos espaços de troca promovidos pelas atividades do CB27e reforçou a necessidade de uma atuação integrada entre as esferas municipal, estadual e federal para impulsionar avanços nas políticas de sustentabilidade nas cidades brasileiras.

 

A experiência internacional de cidades como Medellín, convidada ao encontro, inspirou os gestores locais a avançarem em infraestrutura verde, áreas de conectividade ecológica e soluções baseadas na natureza, como já implementadas em Campinas por meio do projeto INTERACT-Bio. O CB27 segue apoiando as capitais brasileiras para que cheguem à COP30 preparadas para contribuir com soluções locais de impacto global.

 

Com uma agenda focada em fortalecer a representação das capitais brasileiras na governança climática global, o CB27 reafirma seu papel como um dos principais fóruns de articulação ambiental urbana do país. O encontro da região sudeste marcou um importante momento que acontecerá também em outras regiões brasileiras ao longo do semestre para garantir que as cidades estejam preparadas para influenciar os debates na COP30 e para consolidar uma governança ambiental mais integrada e eficaz no Brasil.

 

Sobre o CB27

 

Criado em 2012, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) é uma iniciativa que visa fortalecer a descentralização e a cooperação entre as capitais para o avanço de políticas ambientais e climáticas urbanas. Com apoio do ICLEI América do Sul e da Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil, o CB27 promove encontros, intercâmbios e articulações para ampliar a incidência das cidades na agenda nacional e internacional de sustentabilidade.


Voltar
Compartilhe