Nos últimos anos, o ICLEI tem fortalecido sua atuação na área de Finanças Verdes, buscando se consolidar como uma referência em finanças ambientais e climáticas. O objetivo central desta área é criar um vínculo mais robusto entre governos locais e entidades financeiras, facilitando o acesso ao financiamento para projetos sustentáveis. Para alcançar esse objetivo, a área de Finanças Verdes se estrutura em três eixos principais: mapeamento e monitoramento, articulação e facilitação, e formação instrumental.
O mapeamento e monitoramento visa consolidar informações e potencializar investimentos através da criação de bases de dados recorrentes. A articulação e facilitação se concentra em conectar demandantes e ofertantes de recursos para projetos locais. Já a formação instrumental foca em capacitar membros dos governos locais para qualificar seus projetos e obter recursos necessários.
Diversos projetos estão sendo desenvolvidos para implementar essas estratégias e abordar as necessidades específicas de diferentes regiões:
Amazônia Pelo Clima – O projeto “Amazônia pelo Clima – Finanças Verdes para Governos Locais” é uma colaboração entre o ICLEI América do Sul, o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Fundação Amazônia Sustentável e a iCare. Com o objetivo de melhorar o acesso ao financiamento para ações climáticas na Amazônia Legal brasileira, o projeto busca apoiar a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) e compromissos locais. As atividades incluem a criação de um Diagnóstico Amazônia pelo Clima, um curso de capacitação para governos locais, e um programa de mentorias para cidades como Palmas, Belém e Manaus. Além disso, promove a participação das cidades nas COPs 26 e 27. Associados a este projeto incluem cidades como Boa Vista (RR), Belém (PA), Manaus (AM) e Abaetetuba (PA).
Programa de Transição Energética nas Cidades (PTEC) – A primeira edição do Programa de Transição Energética nas Cidades, uma parceria entre o ICLEI e a Absolar, com apoio de GCoM, Genyx Solar e MRV, tem como objetivo orientar as cidades na transição para uma matriz energética mais sustentável, focando em energia solar fotovoltaica. Participam do programa cidades como São Sepé (RS), São Cristóvão (SE), Abaetetuba (PA) e Contagem (MG). O programa oferece capacitação técnica e financeira para sensibilizar sobre a importância da transição energética e aumentar a taxa de conversão de projetos para financiamento.
Gap Fund Set-up Project (SUP) – O Gap Fund SUP visa promover a troca de conhecimento e suporte técnico para a elaboração e apresentação de projetos bem-sucedidos, abordando lacunas existentes e alavancando investimentos. Participam cidades da América Latina, como Campinas (SP), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Cuenca (EQU) e Portoviejo (EQU), através de workshops e eventos interativos. O projeto utiliza a metodologia do Ciclo de Cooperação do ICLEI para criar capacidades técnicas e conexões duradouras entre as cidades.
Cidades Emblemáticas – Financiada pela União Europeia e apoiada tecnicamente pelo ICLEI, a iniciativa “Cidades Emblemáticas” selecionou quinze cidades da América Latina para avançar na preparação e implementação de projetos climáticos. Cidades como Serra Talhada (PE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) participaram de formações e mentorias, recebendo feedback personalizado para desenvolver e apresentar projetos às instituições de financiamento. O objetivo é garantir que as cidades possam avançar em suas ações climáticas com apoio técnico e financeiro adequado.
Desenvolvimento de um Pipeline de Projetos para a Amazônia Brasileira – Este projeto, em parceria com a Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), busca criar um pipeline de projetos alinhado com as estratégias da CAF em clima e biodiversidade, visando incrementar o financiamento verde na região amazônica. O projeto envolve capacitações e suporte personalizado para governos locais, com o objetivo de melhorar a qualidade das propostas e estabelecer parcerias duradouras. A abordagem é realizada em três ciclos para atender melhor às demandas locais, incluindo Amapá e Pará.
Eventos e Anúncios Importantes
Durante o Congresso Mundial, destacou-se o desbloqueio de financiamento inovador com a parceria entre o ICLEI e a Climate Bonds Initiative, visando transformar conceitos de infraestrutura sustentável em projetos financiáveis. A parceria, anunciada por Alicia Lerner e Rodrigo Perpétuo, faz parte do Transformative Actions Program (TAP), que auxilia governos locais a desenvolverem projetos robustos e prontos para financiamento.
Além disso, o encerramento do projeto “Cidades Emblemáticas” da América Latina e o lançamento do relatório da ABDE sobre o Sistema Nacional de Fomento (SNF) foram momentos marcantes, reconhecendo cidades e abordando como o financiamento sustentável pode impulsionar o desenvolvimento urbano em conformidade com os ODS.
Essas iniciativas demonstram o compromisso do ICLEI e seus parceiros em promover ações climáticas eficazes e acessíveis, garantindo que governos locais possam enfrentar os desafios da crise climática com soluções financeiras adequadas e sustentáveis.
Para mais informações sobre como o ICLEI está impulsionando o acesso a financiamentos e apoiando o desenvolvimento de projetos sustentáveis por meio de nossas iniciativas de Finanças Verdes, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: felipe.jukemura@iclei.org.
Sobre o ICLEI
ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (conhecido como “ICLEI”) é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 125 países, influenciamos a política de sustentabilidade e impulsionamos ações locais para um desenvolvimento de baixas emissões, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. Nossos membros e equipe de especialistas trabalham juntos por meio de intercâmbio entre pares, parcerias e capacitação para criar mudanças sistêmicas para a sustentabilidade urbana.