O Ciclo visa aplicar a Metodologia de Cooperação entre Governos Locais, desenvolvida pelo ICLEI América do Sul no contexto do projeto Áreas Protegidas Locais (APL) para apoiar a troca entre municípios com diferentes capacidades e experiências e formar e fortalecer uma rede ativa de cidades multiplicadoras de boas práticas.
A consolidação desta metodologia foi liderada pelo ICLEI ao longo de 2019 por meio de oficinas colaborativas realizadas com representantes de iniciativas de cooperação e municípios com experiências em áreas protegidas locais.
Neste momento serão selecionados dois municípios que, ao longo de três meses, participarão do Primeiro Ciclo de Cooperação, que envolverá momentos presenciais e virtuais de intercâmbio,nos quais serão abordadas as temáticas de interesse elencadas pelos participantes no momento da inscrição. A previsão de início é novembro de 2019. Confira mais detalhes no regulamento.
São elegíveis os municípios que completarem a inscrição até o dia 08/11/2019, que possuam ao menos uma Unidade de Conservação Municipal e que se comprometam a disponibilizar o espaço para os encontros. A experiência com a temática de áreas protegidas locais, o interesse e conhecimento dos municípios com processos de cooperação e a disponibilidade dos representantes em participar integralmente das atividades compõem os critérios de seleção.