Equidade na gestão de áreas protegidas locais é tema de evento em Recife

O debate dedicará especial atenção ao papel dos conselhos de Unidades de Conservação e dos governos locais na implementação do conceito de “equidade”.

10 de dez de 2019

Pescador artesanal em unidade de conservação estadual na Região Administrativa Mosaico do Lago de Tucuruí, no Pará. Foto: Ascom / Ideflor-Bio
  • Durante o IX Sapis e IV Elapis, debate dedicará atenção aos desafios enfrentados pelos governos municipais.

 

Como incorporar a equidade na gestão de áreas protegidas locais? A procura por respostas, a identificação de desafios e benefícios guiarão o debate “Equidade na gestão de áreas protegidas: Do discurso internacional à implementação local”. O debate dedicará especial atenção ao papel dos conselhos de Unidades de Conservação e dos governos locais na implementação do conceito de “equidade”.

 

 

O evento acontecerá no dia 12 de dezembro como parte do IX Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e do IV Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis), no Recife (PE).

 

Os resultados do evento servirão como insumos para atualizar e melhorar ferramentas de gestão e monitoramento das Unidades de Conservação no Brasil e para elaborar recomendações e orientações para governos locais realizarem a gestão equitativa nas áreas protegidas e outras medidas de conservação.

 

 

A discussão do conceito de “equidade” resulta da Meta 11 de Aichi para a Biodiversidade, da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). A meta convoca as Partes da CDB – entre elas, as nações globais – para que áreas de importância para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos sejam conservadas por meio de sistemas de áreas protegidas geridos de maneira efetiva e “equitativa”. No Brasil, uma das forma para cumprimento da meta está relacionada à ampliação e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

 

 

As 20 Metas de Aichi para a Biodiversidade foram aprovadas em 2010. O entendimento para o termo “equidade” na gestão de áreas protegidas somente foi adotado na 14ª Conferência das Partes (COP14) da CDB, realizada no Egito, em 2018.

 

O evento paralelo é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no âmbito do projeto regional Áreas Protegidas Locais. O projeto regional ainda conta com os parceiros de implementação ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e, como contrapartes políticas, os ministérios de meio ambiente de Colômbia, Equador e Peru. Áreas Protegidas Locais tem o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha no âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).

 

 

IX SAPIS E IV ELAPIS

IX Sapis e o IV Elapis acontecerão de 11 a 14 de dezembro no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. Com o tema “Áreas Protegidas e Inclusão Social em Cenários de Mudanças”, o objetivo do IX Sapis e do IV Elapis é promover a discussão sobre os temas da inclusão social e da diversidade cultural relacionadas às áreas protegidas e aos territórios tradicionais na América Latina, além de aproximar redes de conhecimento e comunidades de prática ou epistêmicas que favoreçam a interface entre ciência, conhecimento tradicional e política pública.

 

Confira aqui a programação completa.

 

SERVIÇO

 

Equidade na gestão de áreas protegidas: do discurso internacional à implementação local

 

Data: 12 de dezembro
Hora: 17h30 às 20h30
Local: CCSA da UFPE | Campus Recife

 

Para saber mais, escreva para areas.protegidas@giz.de.