Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para Transporte Público na cidade de Porto Alegre – Action Fund Brazil
Impacto e a economia de recursos públicos que a eletrificação da frota de ônibus
AcessarSistema de Indicadores de Sustentabilidade para Transporte Público na cidade de Porto Alegre – Action Fund Brazil
O Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para Transporte Público na cidade de Porto Alegre é um estudo sobre o impacto e a economia de recursos públicos que a eletrificação da frota de ônibus geraria em Porto Alegre. A iniciativa leva em consideração os gastos públicos com saúde por problemas relacionados à poluição, entre outros indicadores. Este é um dos 4 projetos das organizações da sociedade civil selecionadas pelo Action Fund Brazil para implementar ações climáticas em seus territórios com base na utilização dos dados da plataforma Environmental Insights Explorer – o Google EIE.
O Sistema estudou 3 cenários de eletrificação de toda a frota de ônibus (2023, 2036 e 2050). Foram criados indicadores de economia financeira, considerando os custos inerentes à poluição na saúde e o custo para aquisição de ônibus elétricos, entre outros. A opinião dos usuários do transporte público e a definição de linhas prioritárias para eletrificação também foram coletadas. O estudo evidencia a importância e a viabilidade de se considerar a eletrificação como forma de economia de gastos públicos, evitar emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, melhorar as condições de saúde para a população.
Créditos:
- Implementação: Centro Brasil no Clima, Instituto Augusto Carneiro e Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável(GEMA/UFRJ)
- Parceiros de implementação: Prefeitura Municipal de Porto Alegre e ICLEI América do Sul
- Financiamento: Google.org
- Gestão: ICLEI América do Sul