Pacto Federativo – Relatório-Síntese #5

2020

Realização: ICLEI América do Sul; Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP); Instituto Ethos; Programa Cidades Sustentáveis.

Acessar

Pacto Federativo - Relatório-Síntese #5

Realizado no período das eleições municipais de 2020, o quinto e último encontro do ciclo de debates sobre o Pacto Federativo trouxe a oportunidade de iluminar as discussões sobre a democracia e a sustentabilidade em um contexto tão significativo, agravado pela pandemia, pela desinformação na era da comunicação digital, pelo negacionismo científico e climático, e pela retração democrática, estimulada por alguns governos com traços autoritários no Brasil e no mundo.

 

Os debatedores mostraram como a descentralização do poder entre os entes federativos é importante para o fortalecimento da democracia neste momento tão crítico, uma vez que o municípios não só constituem o lócus para uma participação política mais próxima, como são o território onde as ações voltadas para a sustentabilidade afetam diretamente o cidadão. Sendo assim, uma das principais conclusões do encontro é que a agenda da sustentabilidade exige um aprofundamento democrático de larga escala.


Voltar
Compartilhe