Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030 – Diretrizes para o Aprimoramento do Federalismo Brasileiro

“Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030 – Diretrizes para o aprimoramento do federalismo brasileiro” está organizada em quatro eixos temáticos: Cooperação Interfederativa e Desenvolvimento Territorial; Descentralização do Poder e Autonomia Municipal; Fortalecimento Institucional; e Gestão Pública Orçamentária.

Acessar

Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030 – Diretrizes para o Aprimoramento do Federalismo Brasileiro

A publicação “Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030 – Diretrizes para o aprimoramento do federalismo brasileiro” está organizada em quatro eixos temáticos: Cooperação Interfederativa e Desenvolvimento Territorial; Descentralização do Poder e Autonomia Municipal; Fortalecimento Institucional; e Gestão Pública Orçamentária.

Os resultados apresentados na publicação, que também possui Sumário Executivo, são fruto de um processo de escuta e debate por especialistas da academia, do poder público e da sociedade civil. A consulta permitiu uma visão representativa das diferentes realidades regionais, nacionais e internacionais, bem como um equilíbrio de vozes entre especialistas homens e mulheres.

Clique aqui para acessar os e-books dos cinco seminários que deram origem à publicação.

A iniciativa é do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), ICLEI América do Sul, Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA USP), Instituto Ethos e Programa Cidades Sustentáveis. O objetivo é aprimorar o federalismo brasileiro, reconhecendo o papel dos municípios como agentes fundamentais para a implementação de políticas públicas alinhadas especialmente aos ODS.


Voltar
Compartilhe