Guia de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Limpo

2010

Realização: ICLEI América do Sul.

Acessar

Guia de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Limpo

Este guia, escrito em linguagem simples e direta, foi elaborado com a intenção de esclarecer um público específico – governos locais na América Latina – sobre mudanças climáticas e as oportunidades para participar do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL),sem a pretensão de esgotar o assunto.

 

Apresenta um panorama sobre o fenômeno das mudanças climáticas causado pelo aquecimento global devido às ações humanas (ou antrópicas), os aspectos políticos para lidar com o problema, e sua relação com os governos locais.Discute os benefícios que as ações pela proteção do clima podem oferecer, tanto do ponto de vista de implementação do desenvolvimento sustentável, quanto de economia de recursos e o potencial de ganhos financeiros através do MDL. Apresenta também, a título de ilustração, uma série de exemplos de projetos em estudo ou já implementados, além de casos específicos de ações das cidades CCP na América Latina.

 

O Guia conta ainda com uma seção na qual especialistas atuando na área de mudanças climáticas contribuem com sua opinião sobre diversos aspectos da participação dos governos locais no MDL. Inclui um glossário para auxiliar na compreensão do conteúdo.

 

O objetivo é que as cidades se engajem no combate ao aquecimento global de origem antrópica, com clareza sobre as oportunidades dos mecanismos de flexibilidade e as limitações de se participar, dada a escala de atividades e custos envolvidos nos projetos, compreendendo que o benefício maior será o de se garantir uma melhor qualidade de vida nas cidades através das economias geradas pela redução de emissões de gases de efeito estufa, GEE.


Voltar
Compartilhe