Guia de Ação Local pelo Clima

2016

Realização: ICLEI América do Sul; Programa Cidades Sustentáveis.

Acessar

Guia de Ação Local pelo Clima

As mudanças climáticas são um dos principais desafios da atualidade, e as cidades, protagonistas de sua solução.

 

Mais da metade da humanidade, hoje estimada em 7 bilhões de pessoas, vive em cidades. Essa concentração, juntamente com o crescimento populacional, deve aumentar nas próximas décadas. O Brasil segue essa tendência: é um dos países mais urbanizados da América Latina, com 86,53% de sua população morando em áreas urbanas, segundo o “Guia GPS – Gestão Pública Sustentável”, do Programa Cidades Sustentáveis.

 

Essa paisagem crescentemente urbana ajuda a explicar por que de 37% a 49% das emissões mundiais de gases causadores do efeito estufa, que provocam o aquecimento global e as mudanças climáticas, vêm das atividades nas cidades, como transporte, consumo de energia e geração e disposição de resíduos sólidos, segundo estudo da Universidade de Cambridge e do ICLEI − Climate change: implications for cities (Mudanças climáticas: implicações para as cidades, em tradução livre). Colabora para entender também por que as áreas urbanas serão as que mais sentirão o impacto negativo dessas alterações no clima, justamente por concentrarem muitas atividades e pessoas.

 

Nesse cenário, a administração municipal tem o papel crucial de organizar e incentivar ações para que a cidade encontre as respostas para esse desafio climático, reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e se preparando para os impactos das alterações do clima. Afinal, é ela que está mais próxima dos cidadãos, das empresas e dos serviços locais. O ponto positivo é que muitas dessas soluções acabam trazendo outras consequências benéficas, como uma cidade mais próspera, sustentável, competitiva e inclusiva.

 

Por isso, este Guia de Ação Local pelo Clima tem o objetivo de estimular e auxiliar a ação concreta do poder público municipal nessa empreitada climática. Trata-se de um roteiro prático para ajudar o gestor na produção e/ ou revisão de sua estratégia para enfrentar as mudanças do clima.

 

Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos essenciais da ciência sobre as mudanças climáticas e seus impactos diretos nas cidades; um roteiro passo a passo para o gestor elaborar a estratégia do município; dicas para colocá-la em prática; casos nacionais de sucesso que podem ser seguidos; e lista de publicações, legislação e sites úteis sobre o tema.


Voltar
Compartilhe