Diálogo Sustentável de Itabirito: Caminho para a Conformidade Climática

Prefeitura de Itabirito Realiza Seminário Sobre Conformidade Climática

23 de mar de 2023

Crédito: Carolina Diniz

Reafirmando o compromisso com a gestão ambiental, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou na última segunda-feira, dia 20 de março, seminário sobre conformidade climática do município.

 

O evento, que aconteceu no auditório do IFMG Itabirito, contou com a participação de autoridades locais, membros do ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, além de servidores públicos estaduais e municipais.

 

“Temos a responsabilidade de fazer uma Itabirito mais sustentável e com um ambiente adequado para a fauna e a flora. Estamos buscando uma preservação ambiental que seja referência em todo o país”, pontuou o prefeito Orlando Caldeira.

 

O simpósio contou com palestras sobre resultados e oportunidades observados na realização do Plano de Ação Climática do Estado de Minas Gerais, com o Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Renato Brandão; boas práticas da agenda climática de Belo Horizonte, com o servidor Dany Amaral; resultados do inventário de gases do efeito estufa de Itabirito, com a técnica ambiental Carolina Diniz; além da apresentação sobre o Programa Municipal de Compensação das Emissões de GEE, com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.

 

“É muito bom ver o engajamento da cidade rumo à conformidade climática. Precisamos olhar para as questões ambientais com maior rigor para reduzir os eventos extremos da natureza”, destacou o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

 

 

 

Compromisso ambiental

 

Ressaltando o empenho do município com a temática da sustentabilidade, Itabirito oficializou o decreto de Governança Climática, instituindo o Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas com a finalidade de debater e subsidiar o município na formulação e desenvolvimento das políticas de descarbonização, além de trabalhar na redução dos impactos decorrentes das interferências humanas sobre o sistema climático, reduzindo os danos potenciais do aquecimento global.

 

“Estamos dando um importante passo para criar um ambiente de economia verde, circular e de baixo carbono. Com a criação do Comitê, iremos propor políticas públicas direcionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, estabelecendo uma governança climatológica que norteará as ações a partir do plano de conformidade climática apresentado pelo Governo do Estado e de futuras regulamentações federais”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Além de Itabirito, apenas quatro municípios de Minas Gerais possuem governança climática instituída: Belo Horizonte, Contagem, Betim e Curvelo, o que demonstra o pioneirismo no desenvolvimento de ações de descarbonização na Região dos Inconfidentes.

Tags:


Voltar
Compartilhe