Demo Day da 2ª rodada do Programa ICLEI Innovation apresenta soluções inovadoras e sustentáveis voltadas à Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares

Apresentação das cinco startups aceleradas no Programa abre o Encontro Regional SUL da entidade, em Porto Alegre

20 de jul de 2023

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considerada a referência global para os conceitos e metodologia na área, o conceito de inovação é: “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação de ambos) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa”.

 

Quando este “novo” se alinha à sustentabilidade, o impacto positivo pode ser ainda maior à medida que pode otimizar uma série de processos em diferentes áreas da produção e consumo, como por exemplo: promover uso de matérias-primas ou produtos de forma mais eficiente, ampliar o uso dos resíduos na produção, propiciar o descarte correto, reduzir custos, encurtar procedimentos e até alcançar um ciclo autossustentável e circular, assim, trazendo inúmeros benefícios às cidades e suas populações.

 

Em 2020, o ICLEI iniciou uma jornada de incentivo à inovação em prol do desenvolvimento sustentável das cidades. É o Programa ICLEI Innovation que acontece por meio do estímulo à startups que tragam soluções circulares e resilientes para os governos locais. A primeira rodada aconteceu em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) e teve como tema “Arborização e Áreas Verdes Urbanas”.

 

No segundo ciclo do ICLEI Innovation, o desafio foi propor inovação sustentável voltada à sistemas alimentares resilientes e circulares. Em parceria com o munícipio de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação, e da Foodtech Alliance do Rio Grande do Sul, o programa do ICLEI acelerou cinco startups selecionadas em edital publicado no início de 2023. As escolhidas foram conhecidas durante o South Summit, evento de empreendedorismo e inovação que reuniu startups, investidores e empresários para trocar experiências, identificar tendências e oportunidades de negócios e promover o ecossistema empreendedor, na capital gaúcha.

 

Após o período de mentorias, o ciclo chega ao seu encerramento com o Demo Day, em que as startups demonstram seu progresso na jornada. O evento será para convidados e acontece junto com o 2º Encontro Regional Sul do ICLEI, quando as empresas terão uma oportunidade de estabelecer conexões com setor público, academia, investidores e setor privado. “Promover o Demo Day dentro da programação oficial deste evento aumenta ainda mais a oportunidade de networking  para as startups do programa, principalmente pelo alto nível dos participantes do Encontro”, conta Érika Azevedo, Senior Fellow que lidera a 2ª. rodada do ICLEI Innovation de Porto Alegre.

 

 

Conheça as startups da 2ª. Rodada do ICLEI Innovation:

 

✅ Bioplix 

Desenvolve tecnologias baseadas em formulações com polímeros naturais, biodegradáveis e de fonte renovável.

 

✅ Igapó

Oferece soluções para que empresas gerem impacto positivo por meio do tratamento de resíduos orgânicos.

 

✅ Olive+

Reaproveitamento dos resíduos oriundos da olivicultura de forma sustentável, transformando-os em produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos.

 

✅ Nutrindo Soluções

Busca simplificar a regulamentação do produtor de alimentos usando tecnologia para compilar os principais requisitos legais, identificando o status de conformidade do produtor.

 

✅ Fazendas Bioma

Fazendas verticais urbanas e inteligentes para produção de hortaliças em ambiente controlado no ponto de venda.

 

A iniciativa acontece através da coordenação do ICLEI América do Sul, em parceria com o Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, e conta com o apoio da MRV, Foodtech Alliance RS, Pacto Alegre, Tecnopuc, Unisinos, Inovatec UFSM, Pulsar – Incubadora da UFSM, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), FAO e Instituto Comida do Amanhã.

 

 

🌿 Serviço:

 

Demo Day da 2ª. rodada do Programa ICLEI Innovation
(faz parte da programação oficial do 2º Encontro Regional ICLEI Sul)

 

Data: 16 de agosto de 2023 (quarta-feira)

 

Local: Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS)

 

➡️  Inscrições prévias através do link  ⬅️

Tags:


Voltar
Compartilhe