A cada nova edição, os Encontros ICLEI vêm se estabelecendo como um espaço relevante para discussões das mais importantes pautas de sustentabilidade, sob a perspectiva de políticas públicas em âmbito local.
Governos associados ao ICLEI e convidados se reúnem em um importante e imprescindível fórum. Debates qualificados, compartilhamento de boas práticas sucedidas em território nacional, tendências nacionais e internacionais para o desenvolvimento urbano sustentável. Uma experiência enriquecedora e que contribui para a transformação de municípios brasileiros em cidades cada vez mais resilientes, circulares e sustentáveis.
Entre os dias 16 a 18 de agosto, estaremos reunidos na bela cidade de Porto Alegre. Mais uma vez, a questão da Emergência Climática e suas consequências será tema das plenárias. A inovação também será destaque no evento!
No dia 16 de agosto, o Farol Santander será palco do Demoday, o evento que encerra a 2ª.rodada da jornada de aceleração proposta pelo ICLEI Innovation. Cinco startups da região sul do Brasil apresentarão seus progressos e serão avaliadas por uma banca examinadora com técnicos de alto nível acadêmico e experiência profissional. O desafio desta edição foi apresentar soluções inovadoras e sustentáveis dentro do tema “Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares”.
Porto Alegre, cidade sede desse Encontro, foi o primeiro município brasileiro a responder ao crescimento urbano com um Plano Diretor, no início do século XX. E, em 2023, entrega aos cidadãos porto-alegrenses uma nova proposta atualizada e construída num modelo participativo. Com esta referência, vamos discutir o ordenamento urbano sustentável.
Simultaneamente acontece a reunião regional do Fórum C27 com trabalhos dos Secretários de Meio Ambiente de outras capitais brasileiras. Onze capitais estarão representadas.
A questão climática será evidenciada na programação. Como as previsões climáticas contribuem para o planejamento frente aos fenômenos climáticos, auxiliando a gestão pública nas ações de mitigação e adaptação? Qual a importância das certificações para a padronização e promoção de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável? Cidades associadas ao ICLEI apresentarão experiências bem sucedidas.
Cidades Inteligentes pelo clima: o uso de dados como ferramenta para a sustentabilidade discute como a gestão e o uso de dados podem auxiliar a gestão pública no enfrentamento e adaptação à crise climática, além de servirem como ferramenta para a elaboração de estudos fundamentais, a partir do caso do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre e do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba.
Mercado de Créditos de Carbono: perspectivas para estados e municípios trará o tema do avanço da pauta de mercado de créditos de carbono à nível dos governos locais no Brasil. Mais uma edição dos Diálogos pela Resiliência: articulação multinível para o financiamento de cidades resilientes. E ainda, o reconhecimento de Porto Alegre como hub de resiliência pela iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR 2030, sigla em inglês).
Startups e inovação aberta: soluções disruptivas para a sustentabilidade. O espaço discute o papel do ambiente de inovação aberta como catalisador de soluções para a promoção da sustentabilidade? Apresentação do ICLEI Innovation e o case da jornada de Sistemas Alimentares em parceria com Porto Alegre, além da parceria do ICLEI com a Connected Places Catapult no South Summit.
O 2º Encontro Regional Sul do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, correalizado pela Fundação Konrad Adenauer e Fórum CB27. Também conta com a parceria da MRV (Parceira do ICLEI em 2023), e com o apoio institucional da União Europeia por meio do Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia, da iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), ACA Brasil e CDP Latin America.
Confira a programação do nosso 2º Encontro Regional ICLEI Sul.