O ICLEI se estabeleceu na América do Sul por meio da entidade jurídica ICLEI Brasil. O Conselho ICLEI América do Sul é o órgão juridicamente responsável pela supervisão do funcionamento do escritório do ICLEI na América do Sul.
É Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador Colaborador do IEA/USP junto ao Programa USP Cidades Globais. Presidente do Conselho do ICLEI-América do Sul. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil desde 2014.
Thiago Grego
MBA pelo IESE Universidade de Navarra, mestre em gestão estratégica pela Fundação Dom Cabral, pós-graduação em gestão de tesouraria e administração pública pela FJP Escola de Governo, combinando o conhecimento do setor público e do setor privado em uma ampla visão de organizações de gestão, além de ministrar diversos treinamentos em agências governamentais brasileiras e estrangeiras. Ao longo de sua carreira, construiu registros profissionais excepcionais com solução criativa de problemas e gerenciamento de mudanças de alto impacto. Também tem fortes habilidades de liderança para formar equipes de alto desempenho, desenvolvendo potencial humano e organizações focadas em ampliar a inovação para obter um impacto positivo. É um executivo altamente experiente e orientado a resultados, com experiência em inovação, estratégia, negociação com a prefeitura, assembleia legislativa e sindicatos, elaboração de projetos de lei e implementação de políticas públicas.
Anna Maria Louzada Drummond
Arquiteta, formada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais – EA-UFMG. Funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1984, já desempenhou várias funções técnicas e de direção, nas áreas de planejamento, projeto, licenciamento e obras. Atualmente é Secretária Executiva do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência-CMMCE.
ALEXANDRE OHEB SION
Profissional com sólida experiência no apoio à implantação e operação de grandes empreendimentos de capital intensivo e infraestrutura no Brasil. Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca na Espanha (certificado pendente da
defesa do doutorado). Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal (créditos concluídos em 2017). Mestre em Direito Internacional Comercial (L.LM) pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos (2009-2011).
Especialista em Direito Constitucional (2005-2006). Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela FGV (2005-2006). Advogado com formação em Direito (1996-2000) e Administração de Empresas (1991-1995). Presidente da ABDEM - Associação Brasileira de Direito de Energia e Meio Ambiente. Cofundador e Primeiro Vice-Presidente da UBAA - União Brasileira da Advocacia Ambiental. Ex-Consultor da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB – Conselho Federal. Presidente
da Comissão de Direito de Infraestrutura da OAB/MG desde 2103. Foi Membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente e da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável da OAB/SP. É ou foi Membro das Comissões de
Direito Ambiental, Direito Minerário, Direito da Construção, Advocacia Corporativa, Direito de Energia e Arbitragem e Conciliação da OAB/MG e da Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB/RJ. Membro do Comitê Nacional de
Infraestrutura e Construção da CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial. Foi Membro da Comissão de Empresários para o Meio Ambiente da FIEMG. Árbitro da CBMAE e da CAMES. Professor da PUC/MG e professor convidado
da UFG – Universidade Federal de Goiás, da PUC/RS, do EDB/SP, da UNISANTA – Universidade Santa Cecília, da Escola da Magistratura do Maranhão – ESMAM, da Escola Judicial do Amapá – EJAP, entre outras. Autor de diversas obras jurídicas,
palestrante frequente no Brasil e na Europa e um dos advogados mais admirados do país, segundo as principais publicações especializadas nacionais e internacionais.
PATRICIA KRANZ
Atua na área ambiental há mais de 20 anos com foco na gestão de projetos participativos voltados para o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 Local, projetos ligados a questões de gênero e à criação de metodologias de capacitação, planejamento, monitoramento e avaliação. Com foco em estratégias de comunicação, teve a oportunidade de criar livros, sites, manuais e cartilhas em apoio a ações nas áreas ambiental e social, adaptando conteúdos a públicos diversos. Realizou pesquisas, criou textos-base, consolidou e organizou contribuições e redigiu relatórios de congressos e encontros, nacionais e internacionais. Autora do Pequeno Guia da Agenda 21 Local, criou o site www.agenda21local.com.br.(2001). Com vivência internacional, atuou em projetos ligados a educação ambiental e processos de gestão participativa na Dinamarca, junto à GOAL, organização humanitária irlandesa em Angola. Foi representante da organização internacional ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – coordenando projetos de Agenda 21 Local, atuando como presidente do ICLEI-Brasil. Permanece ligada à organização como consultora associada. Credenciada pelo GRI – Global Reporting Initiative. Trabalhou em diversas ocasiões junto ao Ministério de Meio Ambiente, como assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, representando a cidade em diversas conferências internacionais e como assessora do Vereador Alfredo Sirkis na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, presta consultoria à Petrobras coordenando os processos de Agenda 21 Local da área de influência do COMPERJ.
Carlos Eduardo Costa
É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Marketing pela CEPEDERH-UNA, em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Administração pela PUC Minas/ Fundação Dom Cabral. É docente de programas de MBA nas áreas de Administração Financeira e Administração Mercadológica. Professor da Fundação Dom Cabral / Skema Business School. É colunista semanal do jornal Super Notícia, onde assina a coluna Meu Dinheiro. É consultor credenciado do SEBRAE MG. Colaborador de vários órgãos de imprensa. É autor dos livros infantis sobre educação financeira “No trabalho do papai”, “No supermercado”, “O cofrinho”, “Uma boa ação”, “A mesada”, “No shopping center”, “A poupança” e “Uma campanha de doação”. É autor da coleção Meu Dinheirinho que apresenta as seguintes obras infantis: “O que vou ser quando crescer?”, “Volta às aulas”, “Moedinhas que valem um milhão” e “O bem multiplicado”. É autor dos livros “Meu Dinheiro” e “Meu Dinheiro 2” onde são discutidos temas importantes sobre finanças pessoais de uma forma que ajude os leitores a melhorar o seu relacionamento com o dinheiro. Palestrante sobre Educação Financeira já tendo atuado em pequenas, médias e grandes empresas.
Filipe Jerônimo
Formado em Engenharia pela USP – Universidade de São Paulo, com MBA em Finanças pela Escola de negócios IBMEC e também MBA na IESE Business School.
Conselheiro fiscal do ICLEI desde 2015, também foi conselheiro do Sistema B Brasil e membro do Comitê de Governança, responsável pela institucionalização da organização no país, de 2014 à 2016.
ROBERTO PATRIARCA
Roberto é bacharel em administração pública pela FGV e mestre em administração de empresas pelo INSPER. Aspira trazer estrutura e governança para as start-ups e apoiar as grandes empresas que constroem um espírito empreendedor. Trabalha há +25 anos no mundo corporativo para empresas internacionais, com foco no setor financeiro. Desenvolveu uma visão holística de todas as coisas relacionadas às empresas, enquanto ocupava cargos em planejamento (comercial e corporativo), gerenciamento de projetos, estratégia, governança, fusões e aquisições e controle. Recentemente, se envolveu com startups e investimentos angelicais e agora estou aprendendo como o mundo da inovação funciona. Como parte dessa jornada, também começou a orientar empreendedores de forma autônoma e em programas como Inovativa e Phomenta, tanto para empresas normais quanto para empresas de impacto. Atualmente, está apoiando seus negócios de propriedade da família e aprendendo sobre marketing digital e comércio eletrônico, fornecendo serviços de consultoria e também está no conselho de algumas empresas iniciantes em que investiu.