Conheça alguns pontos-chaves para o gerenciamento eficaz da biodiversidade em seu município

O projeto Áreas Protegidas Locais na Colômbia oferece uma brochura informativa com perguntas e respostas que convidam prefeitos e outras autoridades

16 de maio de 2019

Vista aérea de Yopal, capital do departamento de Casanare. Foto: GIZ / Juliana Echeverri
  • O projeto Áreas Protegidas Locais na Colômbia oferece uma brochura informativa com perguntas e respostas que convidam prefeitos e outras autoridades locais a conhecer seu território para saber como conservar sua biodiversidade.

 

  • O lançamento ocorreu na última edição do Congresso Nacional dos Municípios da Colômbia, realizado em Cartagena com a presença de mais de 600 prefeitos.

 

 

 

Os municípios colombianos – assim como nos demais países – têm um papel fundamental para a conservação da biodiversidade, uma vez que são as estruturas do Estado mais próximas dos processos territoriais. Apesar de sua relevância, é comum a falta de compreensão da biodiversidade como base para as atividades econômicas do município.

 

Prefeitos e outras autoridades locais enfrentam desafios, como a pouca informação disponível e a falta de dados estatísticos sobre a conservação da biodiversidade em nível local. Além disso, o baixo reconhecimento dos municípios como atores importantes na gestão e governança de áreas protegidas e outras medidas de conservação, capacidade técnica e financeira limitadas para a criação, planejamento e gestão de áreas para a proteção dos serviços ecossistêmicos são outros os desafios.

 

No último Congresso Nacional de Municípios da Colômbia, o projeto Áreas Protegidas locais entregou um folheto informativo: Pontos-chaves para a gestão da biodiversidade no município que contém pontos que convidam prefeitos e outras autoridades locais para conhecer o território do município, identificar o que e como pode ser conservado, tais como: zonas úmidas, rios, florestas, páramos, entre outros. O documento também busca que, por meio deste exercício, as autoridades locais tenham elementos para tomar decisões sobre o bem-estar da população.

 

Para baixar o folheto informativo, clique aqui.

Congresso Nacional dos Municípios da Colômbia

O Congresso Nacional de Municípios da Colômbia contou com a presença do presidente colombiano Ivan Duque, assim como o vice-presidente, Marta Lucia Ramirez, e mais de 600 prefeitos e representantes municipais.

 

O congresso foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de março, em Cartagena.

Áreas Protegidas Locais

 

O projeto Áreas Protegidas local visa reforçar as capacidades dos governos locais na Colômbia, Brasil, Equador e Peru, para promover o reconhecimento do papel dos governos na conservação da biodiversidade no quadro jurídico e institucional nesses países e difundir os benefícios das áreas protegidas e outras medidas de conservação, bem como os desafios para a sua gestão.