Confira as atividades promovidas pelo ICLEI durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas

Durante o encontro, o ICLEI América do Sul promove uma série de atividades e eventos em parceria com instituições

04 de jul de 2017

Reprodução

Entre os dias 10 e 12 de julho, Campinas receberá o Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), evento focado nos desafios e oportunidades da agenda ambiental nos municípios brasileiros e que contará com palestras, workshops, fóruns, debates, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições e feira. O Fórum é uma iniciativa da ANAMMA Nacional, em parceria com diversas instituições do setor público e privado, bem como do terceiro setor.

 

Durante o encontro, o ICLEI América do Sul promove uma série de atividades e eventos em parceria com instituições como: o Ministério do Meio Ambiente, CDP, Fórum CB27, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

 

Nos dias 10 e 11 de julho, o ICLEI realiza, em parceria com CDP, um treinamento de dois dias sobre inventários de emissões de GEE com foco em municípios e com abordagem prática, reforçando o seu compromisso de oferecer apoio técnico e informação de qualidade aos governos locais. As cidades da Rede ICLEI também marcam presença em espaços de interlocução com atores estratégicos e outros níveis de governo, nas reuniões do Fórum CB27 e da Câmara Temática de Cidades e Resíduos do FBMC. Nestes espaços, as cidades trocam experiência entre si e buscam incidência na elaboração de políticas nacionais ligadas à agenda de sustentabilidade.

 

O evento será realizado no espaço Expo Dom Pedro – Shopping Dom Pedro, Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, em Campinas.

Inscrições gratuitas e programação completa disponíveis no site: www.fbga.com.br

Confira a seguir os destaques das atividades promovidas pelo ICLEI e parceiros durante o Fórum*:

 

Segunda-feira, 10 de julho

8:00 – 12:00 – Cerimônia de Abertura
Sala: Auditório Jequitibá

Durante a abertura oficial do evento, o ICLEI América do Sul e o Ministério do Meio Ambiente firmam publicamente acordo de cooperação técnica que têm por objetivo servir de canal de articulação com entes subnacionais e apoiar e capacitar gestores municipais em temas relacionados à mudança do clima. Participam da cerimônia de abertura o Ministro do Meio Ambiente Sr. José Sarney Filho, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, e o Secretário-Executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo.

14:00 – 18:00 – Treinamento sobre inventários de emissões de GEE para municípios
Realização: ICLEI América do Sul e CDP. Evento fechado para participantes convidados.
Sala: Amoreira III

Primeiro Dia: Treinamento oferecido pelo ICLEI América do Sul e CDP para gestores públicos. O objetivo é apresentar as etapas de elaboração de inventários municipais de emissões de GEE, como por exemplo mobilização de atores estratégicos e obtenção de dados para a realização dos cálculos. A capacitação oferece uma introdução à temática, apoiada na metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC), e terá abordagem prática apoiada em cases reais e exercícios.


Terça-feira, 11 de julho

8:00 – 18:00 – Treinamento sobre inventários de emissões de GEE para municípios
Realização: ICLEI América do Sul e CDP. Evento fechado para participantes convidados.
Sala: Amoreira III

Segundo Dia: Continuação do treinamento oferecido pelo ICLEI América do Sul e CDP para gestores públicos. O objetivo é apresentar as etapas de elaboração de inventários municipais de emissões de GEE, como por exemplo mobilização de atores estratégicos e obtenção de dados para a realização dos cálculos. A capacitação oferece uma introdução à temática, apoiada na metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC), e terá abordagem prática apoiada em cases reais e exercícios.

14:00 – 18:00 – Evento aberto do Fórum CB27
Realização: Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e ICLEI América do Sul
Sala: Carvalho III

O Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – Fórum CB27, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e ICLEI, realiza mesas de debate abertas ao público sobre descentralização e desenvolvimento sustentável. A primeira atividade será uma palestra magna de José Mario Brasiliense Carneiro, Diretor da Oficina Municipal. Em seguida, secretários municipais de meio ambiente debatem sobre ações locais relacionadas à agenda climática e como ganhar escala nos municípios brasileiros.

8:00 – 12:00 – Conectividade de Paisagens: Corredores Ecológicos
Realização: Ministério do Meio Ambiente, com apoio GIZ, ICLEI América do Sul e UICN

Durante evento do MMA sobre Corredores Ecológicos, representantes das organizações GIZ, ICLEI e UICN apresentam o projeto “Áreas Protegidas e Outras Medidas de Conservação dos Governos Locais”, que será implementado em: Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

Quarta-feira, 12 de julho



9:00 – 12:00 – 4a Reunião da Câmara Temática de Cidades e Resíduos

A 4a reunião da Câmara Temática de Cidades e Resíduos do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, grupo focado em discutir e sugerir as prioridades do setor para a estratégia de implementação da NDC brasileira, contará com a apresentação das notas conceituais produzidas pelos grupos temáticos. As organizações ICLEI, WRI Brasil e WWF-Brasil são co-coordenadoras da CT.

14:00 – 17:00 –Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
Sala: Amoreira III

Evento traz panorama geral sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, maior coalizão mundial de lideranças locais comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas. Nesta oportunidade, uma mesa de debates abordará o papel das cidades na agenda climática e possibilidades para ampliar seus compromissos, ações e fontes de financiamento.

*Programação sujeita a alteração

Tags:


Voltar
Compartilhe