A capital da Paraíba, João Pessoa, foi escolhida como sede do I Encontro Nordestino ICLEI, que começou nesta segunda-feira, 13, e segue até o dia 15 de junho. O tema do evento, presencial e aberto ao público, é “Eletromobilidade para o Desenvolvimento Sustentável”.
A palestra magna será com o especialista Sergio Margulis, pesquisador sênior associado do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), do Instituto Clima e Sociedade e da WayCarbon. A aula será sobre o impacto da mudança climática no Nordeste. Na ocasião, o pesquisador lança o livro “Mudanças do Clima”, com noite de autógrafo a partir das 18h.
Ainda no primeiro dia estão confirmadas as presenças do Prefeito de João Pessoa, de Cícero Lucena, da Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e Coordenadora da Câmara Técnica do Clima da Abema, Inamara Melo, do Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, do Superintendente do SEBRAE/PB, Walter Aguiar, e do Secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Glauber Piva. O ICLEI estará representado pelo Secretário Executivo Rodrigo Perpétuo, pela Gerente Regional de Baixo Carbono, Economia Circular e Resiliência, Leta Vieira, pela Coordenadora Regional de Resiliência, Keila Ferreira, e pela Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil, Ana Wernke.
Uma mesa redonda vai abordar o tema da Municipalização do Licenciamento Ambiental e estão confirmadas as participações do Gerente Administrativo Financeiro da AMUPE (Consórcio para Descentralização do Licenciamento), José Mário Falcão, do Secretário Municipal de Meio Ambiente do Conde e membro da ANAMMA PB, Walber Farias, do advogado, consultor jurídico e professor Talden Farias, da Diretora Geral do Intranet do Meio Ambiente (INEMA), Daniella Fernandes, e de Vanessa Fernandes, que integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPB.
Também faz parte da agenda um painel sobre “A Importância da Articulação Intergovernamental para Ação Climática nos Municípios Nordestinos”, com participação de representantes das seguintes instituições: Catapult, SEEG e CLIMAS. Ainda estão previstos anúncios, adesões e assinatura de Termo de Cooperação com o Consórcio Nordeste; Declaração de Edimburgo e a filiação de Municípios.
Dias 14 e 15
Nos outros dias do encontro, os painéis colocam em evidência as seguintes pautas:
- Conformidade Climática do Complexo Portuário de Suape e dos Municípios de seu Território Estratégico (Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Sirinhaém, Rio Formoso, Escada e Ribeirão), com a participação do Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo Portuário de SUAPE, Carlos Cavalcanti;
- Soluções para a Sustentabilidade no Semiárido Nordestino;
- Soluções Inovadoras para Centros Urbanos: Os desafios logísticos e do transporte público;
- Promoção da Biodiversidade para a Adaptação e a Resiliência de Municípios Nordestinos;
- Caminhos de João Pessoa para fazer a transição energética de sua rede de transporte público.
O Encontro ainda prevê a Capacitação para uso da plataforma Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS) para cidades nordestinas.
Para o encerramento do evento, a programação inclui um café da manhã interativo com pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba para falar sobre um problema cada vez maior nos oceanos: o plástico. Os participantes também estão convidados a participar de uma visita técnica para observar os Corais e experienciar a sustentabilidade na prática, por meio do uso de meio de transporte verde: o caiaque.
Para se inscrever e participar da abertura do I Encontro Nordestino ICLEI, clique aqui.
O encontro é uma parceria entre o ICLEI América do Sul e a Prefeitura de João Pessoa, com parceria da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, Novo Olhar Sustentabilidade, Instituto Ranking PB, Clean World e Prefeitura de Brejo da Madre de Deus.
A iniciativa também conta com o apoio institucional do Sebrae/PB, MCR2030, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Race To Zero, Race To Resilience, APL, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).