Chamada Aberta: Parcerias Inovadoras para Redução do Calor Extremo em Teresina-PI

Participe na redução do calor extremo na capital do Piauí

01 de set de 2025

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), World Resources Institute (WRI) e Prefeitura Municipal de Teresina convidam startups, empresas, instituições de pesquisa e outras organizações com o objetivo de facilitar parcerias inovadoras no enfrentamento dos efeitos do calor extremo na cidade de Teresina por meio do CiBiX: City-Business Accelerator.

 

O CiBiX é uma jornada colaborativa entre o setor público e organizações, que busca catapultar soluções aplicáveis ao desafio do calor extremo em Teresina, uma das suas principais vulnerabilidades climáticas. O escopo envolve um ambiente favorável à construção de parcerias e caminhos de implementação.

 

Durante o workshop, as organizações selecionadas terão a oportunidade de:

  • Participar de encontros com representantes do poder público;
  • Apresentar suas propostas para mitigação e adaptação ao calor extremo;
  • Identificar oportunidades de colaboração e sinergia com atores estratégicos.

 

A iniciativa é operacionalizada pelo ICLEI, com apoio do MCTI, do WRI e da Prefeitura de Teresina e conta com financiamento do Global Environment Facility por meio do programa UrbanShift, uma plataforma global que reúne líderes e instituições comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o planejamento urbano integrado.

 

Benefícios

 

Ao participar do CiBiX, empresas e organizações terão acesso a benefícios práticos e estratégicos, como:

  • Diálogo direto com gestores públicos, permitindo compreender as demandas reais do território e identificar caminhos de colaboração;
  • Fortalecimento da marca institucional, ao associá-la a uma iniciativa com foco em inovação climática e impacto socioambiental;
  • Ampliação da rede de contatos (networking) com atores-chave dos setores público, privado e da sociedade civil;
  • Visibilidade nacional e internacional por meio da articulação com redes e think tanks como o ICLEI e o WRI.

Participar do CiBiX é uma chance de impulsionar a inovação, gerar valor público e privado, e contribuir de forma concreta para a construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.

 

Etapas

 

Apresenta-se as seguintes fases de desenvolvimento:

  • Prazo de inscrição – 12 de setembro de 2025;
  • Divulgação dos resultados – 18 de setembro de 2025;
  • Workshop – 25 de setembro de 2025.

 

Sobre Teresina

 

Teresina enfrenta uma elevação de temperatura entre 2 °C e 4 °C no último século, ritmo que supera a média global. Esse cenário agrava a formação de ilhas de calor urbano e intensifica as vulnerabilidades climáticas. Tornar a cidade mais adaptável exige a implementação de soluções inovadoras, sustentáveis e de aplicação real no território.

 

Conforme pesquisa realizada com financiamento da ONU (Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA), foi possível levantar dados expressivos sobre o impacto do calor extremo na saúde de mulheres grávidas em Teresina, sendo que 83% das mulheres que participaram da pesquisa afirmaram que o calor afeta seu bem-estar de forma negativa, 66% sente desconforto frequente por conta do calor e 44% disse que enfrenta uma intensidade extremamente alta de calor.

 

Diante desse cenário, lança-se a seguinte chamada aberta a empresas, startups e iniciativas empreendedoras interessadas em criar um novo modelo de urbanismo climático — mais resiliente, inovador e centrado nas pessoas.

 

Desafios

 

Sendo uma das capitais mais quentes do Brasil, com temperaturas médias altas que chegam acima dos 40ºC no pico da estação seca, Teresina enfrenta o calor urbano, as ondas de calor, as secas e problemas de saúde relacionados com os riscos climáticos.

 

Entre as principais barreiras para superar tais questões se tem:

  • Crescimento Urbano – a expansão urbana resultou na formação de áreas carentes de infraestrutura básica, serviços públicos e oportunidades econômicas, gerando desafios ambientais e sociais. Este processo de  transformação do uso e da ocupação do solo, somado ao aquecimento global, está diretamente relacionado ao aumento das ilhas de calor urbanas e ao consequente desconforto térmico da população;
  • Perda de Biodiversidade – a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, composta por 15 municípios , abriga dois biomas ricos em biodiversidade – a Caatinga e o Cerrado. A expansão urbana destes municípios sobre áreas de importância ambiental também tem contribuído para a criação de vulnerabilidades não apenas sociais, mas também de controle térmico;
  • Fragmentação de Dados – a inexistência de uma plataforma integrada de dados urbanos, ambientais e socioeconômicos dificulta  a implementação de ações adaptativas e resilientes com embasamento científico.

 

Por sua vez, o calor em Teresina afeta desproporcionalmente as áreas de baixa renda que carecem de espaços verdes e moradias adequadas. Logo, se faz necessário soluções inovadoras e replicáveis com impacto social positivo, que considerem também os demais municípios da Grande Teresina. Sobretudo, soluções advindas do setor privado em infraestrutura verde e azul, construção com eficiência energética e adaptadas ao calor, entre outras.

 

Como resultado, o CiBiX espera apoiar na construção de uma Teresina onde os impactos do calor extremo são significativamente mitigados, por meio de estratégias tangíveis, com o apoio do setor privado, e que melhorem o conforto térmico em residências e espaços públicos, promovendo um ambiente urbano mais resiliente e saudável para todos os teresinenses, especialmente para as populações mais vulneráveis.

 

Orientações Gerais

  • Solução – as propostas devem estar diretamente relacionadas ao desafio apresentado;
  • Inscrições – as candidaturas devem ser enviadas dentro do prazo previsto, por meio do link indicado;
  • Representação – é necessário que pelo menos um representante da organização tenha disponibilidade para participar integralmente do workshop, que será realizado ao longo de um dia;
  • Participação: restrita a organizações sediadas na Grande Teresina;
  • Certificação – ao final do workshop serão disponibilizados certificados de participação.

Acesse o formulário de Inscrição

 

Contato


Voltar
Compartilhe