Dia Mundial da Água
No dia 22 de Março, o planeta dedica um dia ao seu recurso mais valioso: a água.
A água é um recurso natural fundamental para a vida. Todos os ecossistemas existentes e as atividades humanas dependem, de forma direta ou indireta, da água. Essa verdade por si só já é argumento suficiente para ressaltar a necessidade de um processo de gestão desse recurso tão valioso.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, caso não haja êxito na promoção do uso mais eficiente da água, a demanda pode ultrapassar a oferta em 40% até o ano de 2030.
Ainda segundo a ONU, se a demanda pela água doce continuar sem esforços de preservação, cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões com escassez absoluta de água em 2025. A Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) cita que a escassez de água afeta quase todos os continentes e mais de 40% das pessoas em nosso planeta.
DESTAQUES
Projeto Semeando Florestas, colhendo águas.
o ICLEI destaca um projeto do Instituto Espinhaço, associado à nossa Rede desde 2018, que vem trabalhando intensamente para recuperar as florestas e regenerar as águas da região da Serra do Espinhaço, no interior de Minas Gerais. Lançado em 2015, o projeto Semeando florestas, colhendo águas na Serra do Espinhaço vem fortalecendo o combate à emergência climática ao reduzir a concentração de CO² na atmosfera. Até o momento, o projeto plantou cerca de 3,5 milhões de árvores em uma região que abrange 117 municípios e está recuperando a bacia hidrográfica da Serra do Espinhaço.
Água: como o ICLEI vem atuando nesta temática
Há um grande déficit em relação ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, sobre água limpa e saneamento. Essa é a opinião de Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, divulgada durante o painel "Água: elemento estratégico para o desenvolvimento econômico e para a segurança nacional".
GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS
JARDINS DE CHUVA
Esses jardins colaboram com a manutenção da fauna local, sequestram carbono da atmosfera e auxiliam na regulação climática das cidades.
Todos os ecossistemas existentes e as atividades humanas dependem, de forma direta ou indireta, da água. Essa verdade por si só já é argumento suficiente para ressaltar a necessidade de um processo de gestão desse recurso tão valioso.