Brumadinho se associa a rede internacional de sustentabilidade para acelerar novos caminhos de desenvolvimento e investir em resiliência

O anúncio foi feito pelo Prefeito Avimar de Melo Barcelos e o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul

21 de maio de 2019

Prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos, junto ao Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e ao vice-presidente do Conselho Fiscal do ICLEI América do Sul, Thiago Grego após anuncio da adesão da cidade à Rede.

Buscando alavancar apoios técnico e financeiro e cooperação internacional para a recuperação da cidade de Brumadinho, que foi atingida pelo rompimento da barragem Mina do Feijão, em janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal firmou seu compromisso com a Rede Internacional ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que reúne mais de 1.750 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.

 

O anúncio foi feito pelo Prefeito Avimar de Melo Barcelos e o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo durante encontro que reuniu secretários de governo, o presidente da Câmara dos Vereadores e representantes de entidades como o Instituto Inhotim. ICLEI e Brumadinho já vinham explorando caminhos conjuntos por meio de um projeto com alunos da Skema Business School, para o levantamento de uma análise preliminar de alternativas para a transição econômica da cidade para modelos mais sustentáveis e menos dependentes da atividade de mineração.

 

Por meio da sua expertise global, o ICLEI vem somar e dar suporte ao governo em sua tarefa de recuperação e construção no campo da resiliência urbana que é um dos cinco caminhos da nova visão sistêmica de desenvolvimento urbano sustentável da Rede.

 

“Vamos conectar Brumadinho com referências internacionais associadas a nossa rede global de cidades que passaram por situações de choque, em diferentes contextos, e que conseguiram se recuperar e construir resiliência no seu território., afirmou o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. “Queremos contribuir também para que o processo de reconstrução da cidade envolva lideranças de vários níveis de governo, assim como a sociedade civil em geral e o setor privado”.

 

Ao se associar ao ICLEI, os governos beneficiam-se de uma série de oportunidades de treinamentos, participação em projetos internacionais, espaços em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. O trabalho em rede permite ainda que os governos locais se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda. Com a nova adesão, o ICLEI América do Sul reúne 76 associados na Região e mais de 50 no Brasil, em 8 países no continente, territórios que reúnem mais de 100 milhões de pessoas na Região.

 

“Nós sabemos da importância de nos associar a uma instituição como o ICLEI, que é respeitada mundialmente. Nesse sentido, esperamos que ela possa nos dar suporte, até mesmo fora do Brasil, para a atração de projetos, iniciativas e investimento e assim retomar o crescimento da economia de Brumadinho que, desde o rompimento da barragem, mudou totalmente”, manifestou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Daniel Hílario Lima Freitas.

 

Nesta ocasião, Perpétuo convidou publicamente a cidade de Brumadinho para compor a delegação do ICLEI no 10° Congresso Cidades Resilientes, realizado pela organização entre 26 e 28 de junho de 2019, na cidade de Bonn, na Alemanha. Esta é uma oportunidade para Brumadinho conectar-se com as principais referências de ponta no campo da resiliência urbana, interagir com atores internacionais, financiadores e instituições de expertise técnica, aprendendo e explorando com várias cidades ao redor do mundo.

 

Nos últimos 10 anos, o evento reuniu cerca de 4.000 participantes de mais de 350 cidades ao redor do mundo de 84 países, transformando-se em um dos principais eventos globais sobre resiliência urbana. Nesta edição comemorativa de uma década será discutido o estado atual da resiliência local, ok progresso alcançado na última década.

 

Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 100 países, influenciamos as políticas de sustentabilidade e impulsionamos a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.